Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de julho de 2024

Política

O diferencial do PP

Ou seja, o PP consegue ocupar espaços nas estruturas de poder e consegue agradar todos os integrantes da legenda, isso é possível porque Eduardo da Fonte sabe como ninguém garantir a retaguarda necessária aos integrantes do partido

Postado em 12/07/2024 2024 07:55 , Política. Atualizado em 13/07/2024 01:11

Colunista

Com quatro deputados federais e oito deputados estaduais, o PP do deputado federal Eduardo da Fonte conseguiu grande protagonismo na política pernambucana, tornando-se um pilar para a governabilidade de quem ocupa o Palácio do Campo das Princesas, foi assim com Paulo Câmara e tem sido assim com Raquel Lyra.

Mas o êxito eleitoral do partido tem outro forte componente, que é a capacidade do líder maior da legenda de não deixar ninguém pelo caminho. Prova disso foi quando ele articulou a licença da deputada federal Clarissa Tércio, possibilitando a ascensão de Michele Collins na Câmara dos Deputados. Ao convencer o deputado estadual Cleiton Collins a se licenciar para coordenar as candidaturas do partido, Eduardo levou Roberta Arraes de volta à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Ou seja, o PP consegue ocupar espaços nas estruturas de poder e consegue agradar todos os integrantes da legenda, isso é possível porque Eduardo da Fonte sabe como ninguém garantir a retaguarda necessária aos integrantes do partido, garantindo uma sombra necessária para quem acredita na legenda e decide integrar seus quadros.

Por essas e outras o PP tem sido uma potência eleitoral em Pernambuco e poderá sonhar em 2026 com um voo majoritário, cujo nome natural é o próprio Eduardo da Fonte, que demonstrou ser um dos mais astutos e capazes dirigentes partidários, fazendo com que sua legenda se fortaleça a cada eleição.

Educação ambiental – O deputado federal Pedro Campos(PSB) protocolou projeto de lei n° 2809/2024 para alterar as legislações ambientais visando fortalecer ações educativas de enfrentamento e resposta a desastres climáticos. Para o parlamentar, programas educativos que propaguem uma cultura de prevenção e as formas adequadas de agir em situações de emergência são essenciais pra melhorar a eficácia dos sistemas de alertas.

Perda – O falecimento da ex-primeira-dama de Pernambuco, Magdalena Arraes, foi bastante lamentado por integrantes da classe política e de toda sociedade. Dona Magdalena, que era viúva de Miguel Arraes, vivenciou ao lado do seu marido momentos históricos e teve grande contribuição para a formação política da sua família, ajudando Arraes na criação dos filhos e direcionando herdeiros para a vida pública como Eduardo Campos, Marília Arraes, João Campos e Pedro Campos.

Representatividade – As senadoras Eliziane Gama (PSD-MA) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) se reuniram com a líder da bancada feminina no Senado, Leila Barros (PDT-DF), para discutir a eleição interna para a presidência da Casa em 2025. Planejam lançar uma candidata mulher para quebrar o ciclo de mais de 200 anos sem uma mulher à frente do Parlamento. Atualmente, Soraya e Eliziane são os nomes favoritos, mas a ideia ainda precisa passar por protocolos partidários e grupos políticos. Eliziane escreveu na rede social X que um acordo foi “fechado para um grande projeto que mudará para sempre a história das mulheres no Senado”. Até o momento, o ex-presidente Davi Alcolumbre (União-AP) é o favorito para a disputa, com o apoio do atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Inocente quer saber – Quando o Senado Federal terá uma mulher na presidência?