Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de abril de 2025

Cultura

Grupo Bagaceira leva espetáculo irreverente ao Agreste com apresentações gratuitas em Garanhuns

Peça “Interior”, sucesso de público e crítica, será apresentada nos dias 11 e 12 de abril no Sesc Garanhuns, com direito a oficina gratuita e acessibilidade em Libras

Postado em 11/04/2025 2025 10:20 , Cultura. Atualizado em 11/04/2025 10:26

O premiado Grupo Bagaceira de Teatro, do Ceará, desembarca pela primeira vez no Agreste de Pernambuco com o espetáculo “Interior”, uma obra provocativa, sensorial e cheia de afeto. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 11 e 12 de abril, no Centro Cultural do Sesc Garanhuns, prometendo emocionar o público com uma encenação fora do comum.

Com quase 25 anos de estrada, o grupo celebra sua trajetória em grande estilo, levando ao Auditório João de Barros e Silva uma montagem que já rodou o Brasil e encantou plateias em importantes festivais como o Festival Internacional de Teatro de Campinas, Porto Alegre em Cena, e o Circuito SESC de Inverno. Além disso, seus figurinos e cenografia representaram o Brasil na Quadrienal de Praga, maior evento mundial de design da performance e cenografia.

Buscando uma conexão que remete ao sensorial e afetivo, o espetáculo ‘Interior’ compartilha histórias de diferentes gerações. De forma irreverente e provocativa, a montagem interage diretamente com o público, convidando-o a um olhar sobre a vida. Ao mesmo tempo, a peça é uma homenagem à cultura do Nordeste em toda a sua amplitude, que por meio do fazer artístico interiorano segue resistindo e não se curva ao esquecimento.

“Essa peça é sobre resistência, memória e amor à cultura nordestina. Levar ‘Interior’ ao Agreste sempre foi um sonho. É nossa forma de celebrar 25 anos de arte e conexão com novos públicos”, afirma Isabella Cavalcanti, atriz e produtora do grupo.

As sessões contam com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade. E a experiência vai além do palco: nos mesmos dias, será realizada a oficina “O ator no processo colaborativo”, na Sala de Dança do Sesc Garanhuns, voltada para jovens a partir de 15 anos. O curso é gratuito, com vagas afirmativas para pessoas trans e travestis, e as inscrições podem ser feitas pelo link: clique aqui para se inscrever.

A oficina mergulha nas técnicas criadas pelo próprio Grupo Bagaceira durante a construção do espetáculo e de outras obras, com exercícios práticos, improvisações e momentos de troca e reflexão.

A Circulação Agreste do espetáculo “Interior” é viabilizada com incentivo da Bolsa Myriam Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura. O projeto percorre até o dia 16 de abril as cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).