
Grupo Bagaceira leva espetáculo irreverente ao Agreste com apresentações gratuitas em Garanhuns
Peça “Interior”, sucesso de público e crítica, será apresentada nos dias 11 e 12 de abril no Sesc Garanhuns, com direito a oficina gratuita e acessibilidade em Libras
Postado em 11/04/2025 2025 10:20 , Cultura. Atualizado em 11/04/2025 10:26
O premiado Grupo Bagaceira de Teatro, do Ceará, desembarca pela primeira vez no Agreste de Pernambuco com o espetáculo “Interior”, uma obra provocativa, sensorial e cheia de afeto. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 11 e 12 de abril, no Centro Cultural do Sesc Garanhuns, prometendo emocionar o público com uma encenação fora do comum.
Com quase 25 anos de estrada, o grupo celebra sua trajetória em grande estilo, levando ao Auditório João de Barros e Silva uma montagem que já rodou o Brasil e encantou plateias em importantes festivais como o Festival Internacional de Teatro de Campinas, Porto Alegre em Cena, e o Circuito SESC de Inverno. Além disso, seus figurinos e cenografia representaram o Brasil na Quadrienal de Praga, maior evento mundial de design da performance e cenografia.
Buscando uma conexão que remete ao sensorial e afetivo, o espetáculo ‘Interior’ compartilha histórias de diferentes gerações. De forma irreverente e provocativa, a montagem interage diretamente com o público, convidando-o a um olhar sobre a vida. Ao mesmo tempo, a peça é uma homenagem à cultura do Nordeste em toda a sua amplitude, que por meio do fazer artístico interiorano segue resistindo e não se curva ao esquecimento.
“Essa peça é sobre resistência, memória e amor à cultura nordestina. Levar ‘Interior’ ao Agreste sempre foi um sonho. É nossa forma de celebrar 25 anos de arte e conexão com novos públicos”, afirma Isabella Cavalcanti, atriz e produtora do grupo.
As sessões contam com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade. E a experiência vai além do palco: nos mesmos dias, será realizada a oficina “O ator no processo colaborativo”, na Sala de Dança do Sesc Garanhuns, voltada para jovens a partir de 15 anos. O curso é gratuito, com vagas afirmativas para pessoas trans e travestis, e as inscrições podem ser feitas pelo link: clique aqui para se inscrever.
A oficina mergulha nas técnicas criadas pelo próprio Grupo Bagaceira durante a construção do espetáculo e de outras obras, com exercícios práticos, improvisações e momentos de troca e reflexão.
A Circulação Agreste do espetáculo “Interior” é viabilizada com incentivo da Bolsa Myriam Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura. O projeto percorre até o dia 16 de abril as cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).