Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 30 de abril de 2025

Cultura

Pré-estreia da Paixão de Cristo emociona e reforça título de maior espetáculo ao ar livre do mundo

Atores da 56ª edição da Paixão de Cristo revelam emoções intensas e reflexões sobre fé e humanidade

Postado em 12/04/2025 2025 13:02 , Cultura. Atualizado em 12/04/2025 13:08

Foto Bruno Vila Nova

Na noite desta sexta-feira, 11 de abril, o céu do Agreste pernambucano foi o cenário perfeito para a pré-estreia da 56ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. No coração de Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, o maior teatro ao ar livre do mundo abriu suas portas para receber um público formado por convidados, autoridades, imprensa e apaixonados pelo espetáculo. A apresentação foi marcada por momentos de pura emoção, com atuações intensas e cenários que transportaram a plateia diretamente para os últimos dias de Jesus.

A chuva quase comprometeu o início da apresentação, que começou com 40 minutos de atraso por conta do mau tempo. Superado o temporal, José Loreto subiu ao palco pela primeira vez no papel de Jesus Cristo, marcando sua estreia após a polêmica envolvendo sua participação no desfile da escola de samba Vila Isabel, durante o Carnaval deste ano. Na ocasião, o ator interpretou o diabo na Marquês de Sapucaí, o que gerou críticas nas redes sociais.

O espetáculo reconta os últimos dias da vida de Jesus Cristo, desde o Sermão da Montanha até a ressurreição, em um cenário grandioso com 100 mil metros quadrados que simula a Jerusalém da época bíblica.

Era nítido o semblante de gratidão no rosto dos atores após o espetáculo. Letícia Sabatella, que interpreta Maria, mãe de Jesus, destacou a força espiritual do local: “É uma energia extremamente divina. Atuar aqui é uma experiência que toca profundamente a alma”, declarou, visivelmente emocionada.

Ao fim da pré-estreia, José Loreto, que interpreta Jesus, falou sobre a transformação pessoal que tem vivido desde que assumiu o papel. “Quis trazer humanidade para esse ser divino. Jesus era alguém que escutava, que tinha um magnetismo especial, que se conectava com as pessoas com falas tão certas, tão preciosas. Foi muito bom, porque estou me percebendo diferente, me transformando como ator e como pessoa”, afirmou.

Em coletiva de imprensa após a pré-estreia da peça, Loreto falou sobre as críticas que recebeu nas redes sociais. “Me bateu tão mal a forma agressiva que algumas pessoas vieram comentar. Mas acho que fiz o caminho certo. Estou mais perto de Jesus do que qualquer outra coisa”, afirmou.

O ator também contou que, ao construir o personagem, quis mostrar um lado mais próximo do público. Estou redescobrindo a figura de Jesus e da própria Paixão de Cristo. Estudei em escola católica, fiz Primeira Eucaristia, mas nunca tinha entendido a história dessa forma, até agora. Encarnar esse ser tem sido especial demais. Tô sem voz aqui, hoje gritei bastante, mas o coração está cheio”, finalizou.