Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2025

Últimas Notícias

Após mortes em academias, deputado propõe exame cardíaco obrigatório antes da prática esportiva em PE

Atualmente, não existe uma legislação estadual que obrigue a apresentação de avaliação cardíaca antes da prática esportiva.

Postado em 17/04/2025 2025 17:18 , Últimas Notícias. Atualizado em 17/04/2025 17:18

Reprodução


A morte de uma mulher de 55 anos e de um homem de 52 anos enquanto se exercitavam em academias da Região Metropolitana do Recife, nesta semana, reacendeu o alerta sobre os riscos de problemas cardíacos durante a prática de atividades físicas. Os casos trágicos levantaram um debate sobre a necessidade de medidas preventivas para garantir mais segurança à população.

Diante da situação, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa apresentou o Projeto de Lei nº 2835/2025, que propõe tornar obrigatória a realização de exames cardíacos em pessoas a partir dos 12 anos de idade antes do início de qualquer atividade física orientada. A exigência valeria para academias, clubes esportivos, escolinhas de futebol e demais instituições do setor em todo o Estado de Pernambuco.

Atualmente, não existe uma legislação estadual que obrigue a apresentação de avaliação cardíaca antes da prática esportiva. Para Feitosa, a proposta é uma forma de prevenir mortes súbitas e oferecer respaldo legal às instituições que desejam adotar medidas de segurança mais rigorosas.

“Essa é uma iniciativa que visa preservar vidas e dar suporte às instituições que precisam dessa exigência. É bom para todos: protege os praticantes e fortalece a responsabilidade das entidades esportivas”, afirmou o parlamentar.

O projeto também prevê penalidades para os estabelecimentos que não cumprirem a norma. Inicialmente, será aplicada uma advertência. Em caso de reincidência, a punição poderá chegar a multa de cinco salários mínimos, com possibilidade de dobrar conforme a gravidade ou a frequência da infração.

A proposta deve agora seguir para tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde passará por comissões antes de ser votada em plenário.