Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 06 de dezembro de 2024

Últimas Notícias

Um Risotto de Bode Sertanejo à Moda Italiana

Risotto de Bode uma Fusion Cousine que combina a saborosa carne de bode sertaneja com clássico e delicioso
arroz italiano da região do Norte da Itália

Postado em 28/11/2020 2020 08:25 , Últimas Notícias. Atualizado em 30/11/2020 09:41

Risotto de Bode Sertanejo à Moda Italiana chef Poliana Oliveira, do Restaurante Dicumê em Serra Talhada / Foto Alvaro Severo

O tradicional Risotto, prato tipicamente italiano, ganhou uma personalidade forte e marcada por traços culturais que remontam ao Sertão do Pajeú. Essa mistura ousada é fruto da mente criativa da chef Poliana Oliveira, do Restaurante Dicumê, localizado em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que criou o Risotto de Bode especialmente para a edição de 2018 do Festival de Gastronomia Na Estrada, Sabores de Pernambuco, realizado pelo Sebrae e o Senac no Sertão. A cremosidade do Risotto é mantida no prato, entretanto o arroz usado é o tipo Arroz Vermelho, também conhecido como Arroz da Terra, uma espécie muito cultivada e saboreada na região. Já a carne é do Bode, alimento de sabor marcante e de personalidade, que é um símbolo do Sertão. Quem conhece o Risotto, sabe que o prato é leve e delicado. Para preservar estas características, esta receita leva uma combinação de legumes especiais, a exemplo de pimentões coloridos. 

O Risotto de Bode é um verdadeiro sucesso dentre os conterrâneos do Pajeú e em meio aos turistas. O prato é mais um exemplo do diálogo, promovido pelo Dicumê, envolvendo a tradicional culinária sertaneja e outras culinárias como a árabe, libanesa e mexicana. A gerente e nutricionista do restaurante Nilvânia Plácida enfatiza que a qualidade nutricional dos pratos é uma prioridade. Por essa razão, são escolhidos ingredientes ricos em vitaminas e proteínas. 

“No caso do Risotto, por exemplo, temos um Arroz Vermelho, que é um arroz integral, riquíssimos em Complexo B e que possui baixo teor de glicose. Em todos os nossos pratos utilizamos produtos oriundos da agricultura familiar, produzidos de forma orgânica. Com isso, além de oferecermos produtos de qualidade para os nossos clientes, também incentivamos o comércio local”, enfatiza a nutricionista e gerente Nilvânia Plácida. Agora, sem mais delongas, vamos à receita! É importante lembrar que o Risotto de Bode é uma receita sofisticada, que deve fazer parte de jantares especiais. O prato pode ser acompanhado de um vinho tinto e seco e cai bem com uma tradicional cocada de coco como sobremesa. 

 

Risotto de Bode

Serve 2 a 3 pessoas 

Ingredientes:

Filé de bode em cubos – 200 gramas

1 xícara (chá) Arroz Vermelho cru lavado 

3 xícara (chá) água 

Queijo coalho em cubos – 40 gramas 

Óleo de soja ou milho – 1 colher de soja 

Pimenta do reino e colorau a gosto 

Manteiga de garrafa – 1 colher de sopa cheia 

Cebola picada – 3 colheres  de sopa 

Pimentão vermelho e amarelo picado – 3 colheres de sopa 

Alho picado – 2 dentes 

Sal a gosto 

Vinho tinto seco – 1 xícara (200 ml )

Amido de milho – 1 colher de sopa 

Cebolinha a gosto para decorar 

 

Modo de preparo:

Arroz vermelho

Numa panela refogue o arroz com uma colher de sopa de cebola e um dente de alho picado com o óleo de soja. Em seguida, coloque a água e deixe cozinhar até ficar al dente. Acrescente a manteiga de garrafa e sal a gosto e misture bem até ficar bem encorpado. Reserve

.Preparo do bode:

Tempere o bode com sal, pimenta do Reino e Colorau. Em uma frigideira, frigideira, acrescente  o restante do alho e uma colher de sopa

de cebola, com um fio de óleo e acrescente o bode. Deixe refogar bem por uns 5 minutos e acrescente o vinho tinto seco e mexa bem e desligue o fogo. Reserve.

 À parte prepare o molho Bechamel:

Uma colher de sopa de cebola ralada,o leite e o amido de milho, uma folha de louro, sal e Noz Moscada a gosto. Refogue  a cebola com uma colher de sobremesa de manteiga, acrescente o leite com o amido de milho dissolvido e mexa com um fouet até ficar cremoso. Atenção! Retire a folha de louro quando finalizar (se precisar bata no liquidificador para ficar sem grumos). Desligue e acrescente a noz ralada e o sal e a pimenta do Reino. 

Junte todos os ingredientes (arroz, bode e molho bechamel), acrescente os pimentões picados, leve ao fogo novamente por uns 2 minutos . Desligue  o fogo  e finalize com a cebolinha verde picada.

JS Turismo

#Nãodêchanceaoperigo

#Sertãounidocontracovid