Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de outubro de 2025

Saúde

Cidades do Sertão começam a vacinar jovens sem comorbidades a partir de 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 avança no Sertão de Pernambuco. O Jornal do Sertão fez um levantamento da vacinação por faixa etária em todas as cidades dos sertões Central, Pajeú, Moxotó, Itaparica, Araripe e São Francisco. Seis cidades da região já estão vacinando pessoas sem comorbidades a partir de 18 anos: Mirandiba, Betânia, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Carnaubeira da Penha e Itacuruba.

Postado em 02/08/2021 10:34

Flores, no Sertão do Pajeú, vacina jovens a partir de 18 anos sem comorbidades. Foto: Divulgação

A primeira cidade sertaneja a anunciar o avanço da imunização para jovens a partir de 18 anos foi Carnaubeira da Penha, localizada no Sertão de Itaparica, que divulgou a novidade nas redes sociais no dia 06 de julho. A segunda cidade foi Itacuruba, na mesma região, que está vacinando desde 10 de julho. Mirandiba tem a faixa etária mais avançada no Sertão Central e Betânia no Moxotó.

No Pajeú, as únicas cidades a anunciar a vacinação do público de 18 anos foram Flores e Santa Cruz da Baixa Verde. O anúncio de Flores aconteceu na última quinta-feira (28/07). “Vamos começar a vacinar nesta quinta contra a Covid-19, pessoas a partir dos 18 anos. Estaremos atendendo em todas nossas Unidades de Saúde da Família – USF, a partir das 14h. Não esqueça de levar um documento com foto e cartão de vacina”, reforçou Madalena Britto, Secretária de Saúde. A secretária ainda acrescentou que segue a Ação de Imunização para o público de 18 anos ou mais até durarem os estoques.

 

Vacinação por faixa etária no Sertão

No Sertão Central, a cidade de Mirandiba foi a primeira da região a começar, na quinta-feira (29/07), a vacinar a população sem comorbidades a partir de 18 anos. Salgueiro começa nesta segunda-feira (02/07) a vacinar o público a partir de 25 anos. A cidade já aplicou mais de 52 mil doses. Verdejante vacina a partir de 27 anos; e São José do Belmonte, Terra Nova e Parnamirim estão vacinando a partir de 30 anos. O JS não localizou informações atualizadas sobre a vacinação em Serrita e Cedro.



No Sertão do Moxotó, a cidade com faixa etária mais avançada é Betânia, que iniciou no último dia 21 de julho a vacinação de pessoas a partir de 18 anos. Ibimirim está imunizando o público a partir de 25 anos e Manari começa a vacinar pessoas da mesma faixa etária no próximo dia 04 de agosto. Arcoverde inicia nesta segunda-feira (02/08), a primeira dose para o público sem comorbidades a partir de 28 anos e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. A aplicação acontecerá das 08h às 17h, nos pontos da quadra do Sesc Arcoverde, na Aesa e na Praça da Bandeira. As cidades de Custódia e Sertânia estão vacinando a partir 30 anos. Não localizamos a faixa etária atualizada de vacinação em Inajá.

No Sertão do Pajeú, as cidades com menor faixa etária são Flores e Santa Cruz da Baixa Verde, que estão vacinando jovens a partir de 18 anos. São José do Egito avançou para 27 anos; Afogados da Ingazeira abriu agendamento para pessoas a partir de 25 anos; Serra Talhada, Ingazeira, Triunfo, Santa Terezinha, Tabira e Quixaba estão vacinando a partir de 30 anos; Carnaíba começa a vacinar pessoas de 30 anos no próximo dia 05 de agosto; Tuparetama vacina a partir de 32 anos; Iguaracy vacina a partir de 33 anos; Itapetim a partir de 34 anos; Calumbi a partir de 40 anos e Brejinho a partir de 46 anos, de acordo com último informe da prefeitura nas redes sociais em 16 de julho. Não encontramos informações atualizadas de Solidão.

Divulgação

No Sertão de Itaparica, Carnaubeira da Penha e Itacuruba estão vacinando jovens a partir de 18 anos desde o início de julho. As outras cidades também estão com faixas etárias avançadas: Belém do São Francisco (25), Jatobá (25), Tacaratu (25) e Petrolândia (31). Não localizamos informações atualizadas de Floresta.

No Sertão do Araripe, o avanço da vacinação segue mais lento no que se refere às faixas etárias. Maior cidade, Araripina está vacinando pessoas a partir de 38 anos. A capital do gesso já vacinou mais de 52% da população. A vacinação nas outras cidades segue acima dos 30 anos: Santa Cruz (30), Santa Filomena (35), Trindade (38), Ouricuri (38), Ipubi (39), Bodocó (39) e Moreilândia (40). Não localizamos informações atualizadas sobre Exu e Granito.

No Sertão do São Francisco, Petrolina libera na tarde desta segunda-feira (02/08) o agendamento para pessoas a partir de 30 anos. Inicialmente são seis mil vagas disponibilizadas para a faixa etária. Os convocados poderão se vacinar de terça a quinta-feira, das 09h às 17h. Até 30 de julho Petrolina já havia vacinado um percentual de 53,7% da população, com 122.729 primeiras doses e 46.339 segundas doses. Em Cabrobó estão sendo vacinadas pessoas a partir dos 28 anos; Orocó, Terra Nova e Afrânio a partir dos 30 anos; Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista a partir dos 35 anos.