

Mercado do Produtor no Vale do São Francisco é o 3° maior Ceasa do País
O centro de comercialização de hortifrutigranjeiros de Juazeiro é um dos responsáveis por impulsionar a economia do município
Postado em 25/04/2022 11:00
Mercado de Hortifrutigranjeiros de Juazeiro (BA) passa a ser o terceiro do País em vendas /Foto: Internet
Pela primeira vez na história, o Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco, passou a ocupar a 3ª posição como maior entreposto em comercialização e volume do País no ranking de comercialização de hortigranjeiros, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Britoaldo Alves Bessa, diretor da AMA
O diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), responsável pela administração do Mercado, Britoaldo Alves Bessa disse ao JS que o levantamento feito pela Conab tem como base a quantidade anual de 2021, e frisou que Juazeiro é “uma cidade vocacionada pela sua estrutura agro”.
Comercialização
Dados levantados pela AMA indicam que aproximadamente 12 mil pessoas circulam no Mercado do Produtor de Juazeiro, nas 20 horas de funcionamento, de segunda à segunda, o que gerou em 2021 a comercialização de R$ 1.427.574.00 (um bilhão, quatrocentos e vinte e sete milhões, quinhentos e setenta e quatro mil) quilos de frutas e verduras.
“Um aumento de 18,16% em relação a 2020, dois por cento a menos que o segundo colocado no ranking da Conab”, revelou o diretor da AMA.
O Mercado Produtor ficou atrás apenas do Ceagesp, de São Paulo, e do Ceasa Minas, de Belo Horizonte, ambos gerenciados pelo Governo Federal.O entreposto sertanejo está na frente de Ceasas de grandes capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador. As informações estão disponíveis no site da Conab (https://www.conab.gov.br/).
Britoaldo Bessa atribui essa vitória aos investimentos realizados na Central de abastecimento que recebe pessoas de toda a região e vizinhos.
CEAGESP
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), primeiro lugar no ranking, é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Economia e representa um importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas.
A CEAGESP está situada na zona oeste da capital paulista, pelo local circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.
Ceasa Minas
Já a segunda colocada, as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas) é uma empresa de economia mista do Governo Federal, sob a supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
O mercado atacadista de gêneros alimentícios de Minas Gerais é um dos principais do País e grande parte está concentrada nas dependências da Unidade Grande BH da CeasaMinas.