


OAB-PE celebra o Dia do Advogado com missa e entrega de medalha
A medalha traz a efígie de Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, que presidiu a OAB-PE por duas gestões – de 08 de fevereiro de 1932 a 28 de fevereiro de 1949; e de 31 de março a 08 de junho de 1951
Postado em 11/08/2025 11:26

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, é Dia do Advogado. Para celebrar a data, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) decretou um mês inteiro de programação, com atividades sendo realizadas desde o último dia 1º. “Do Cais ao Sertão, nossa agenda está repleta de eventos”, destaca a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
Instituído em homenagem à fundação das duas primeiras faculdades de Direito no País, fundadas em 1827, nas cidades de Olinda (PE) e São Paulo (SP), o Dia do Advogado na OAB-PE será reservado para agradecer e reconhecer o profissionalismo de quem abraçou a advocacia com entusiasmo e ética.
Nesta segunda-feira, às 9h, terá missa de ação de graças no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Celebrada pelo padre Davi Melo, a cerimônia religiosa será realizada em parceria com a OAB Olinda, a Associação dos Procuradores Municipais de Olinda (APROMO) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Já às 15h, no auditório da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, ocorrerá a entrega da Medalha Joaquim Amazonas. Criada em 1985, durante a gestão do então presidente da OAB-PE, Fernando de Vasconcelos Coelho, a Medalha do Mérito Joaquim Amazonas é o reconhecimento aos advogados e advogadas que contabilizam 50 anos ininterruptos de atuação na causa do direito e da justiça, sem registros de infrações ético-disciplinares na profissão.
A medalha traz a efígie de Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, que presidiu a OAB-PE por duas gestões – de 08 de fevereiro de 1932 a 28 de fevereiro de 1949; e de 31 de março a 08 de junho de 1951. O advogado também foi professor e o primeiro reitor da Faculdade de Direito do Recife (FDR), ligada à UFPE.
Confira, em ordem alfabética, a lista dos homenageados de 2025:
A agenda prevista para o Mês da Advocacia, inclui, ainda, inaugurações, congressos, ato de desagravo, encontros festivos, lançamento de livro, evento nacional de prerrogativas, além de uma série de outras atividades promovidas juntamente com as 29 subseccionais instaladas em todas as regiões do Estado, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPE) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-PE).