Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de outubro de 2025

Cidades

Conexões Transnordestina” chega a Petrolina para debater o ramal Petrolina–Salgueiro

O ramal facilitaria o escoamento da produção agrícola irrigada do Vale do São Francisco, dando acesso logístico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária.

Postado em 12/08/2025 05:16

ASCOM

O seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco, iniciativa do portal Movimento Econômico em parceria com a Sudene, será realizado em Petrolina no próximo dia 13 de agosto, no auditório da CDL Petrolina, das 9h às 13h. Após estrear em Salgueiro, em 24 de julho, o evento tem como foco fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape, considerado um dos principais vetores de transformação regional nos próximos anos. A próxima edição está prevista para 15 de agosto, em Araripina. As inscrições são gratuitas.

Em Petrolina, a programação abordará especialmente a proposta de criação do ramal Petrolina–Salgueiro. No encontro inaugural, em Salgueiro, a Sudene firmou acordo com a UFPE para realizar estudos de viabilidade do projeto, que ligará o município ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro. A entrega dos resultados está prevista para o primeiro semestre de 2026. Durante o seminário, serão discutidos traçados possíveis, impactos socioambientais e estimativas de custo.

O ramal facilitaria o escoamento da produção agrícola irrigada do Vale do São Francisco, dando acesso logístico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária.

Reativação de trilha interrompida nos anos 1990

O projeto tem origem nos estudos iniciados na década de 1990, interrompidos em 1992 por falta de recursos. A retomada agora busca atualizar o traçado e responder às transformações urbanas e econômicas dos últimos 30 anos.

Com investimento estimado em R$ 3,5 bilhões e conclusão prevista até 2029, o novo ramal da Transnordestina que corta Pernambuco é executado pela Infra S.A. e já apresenta avanços nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. A proposta é transformar Pernambuco em um eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape, e ampliando a competitividade de setores como fruticultura, gesso, avicultura, mineração e combustíveis.

Debatedores

Para debater o tema estão juntos Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, o diretor de Empreendimentos da Infra. S. A. André Luís Ludolfo, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, o professor de Estradas e Transportes do Curso de Engenharia Civil da Univasf,  Rafael Amorim Viana e Moura, além de representantes do setor produtivo, da sociedade civil organizada e esferas governamentais. A mediação é de Patrícia Raposo, CEO do Movimento Econômico.

O seminário Conexões Transnordestina prevê a realização de sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia. Além de Salgueiro e Petrolina, o evento passará por Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Cada seminário abordará oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo articulação entre empresários, gestores públicos, operadores logísticos e pesquisadores.

O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, clicando aqui.

Serviço – Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco

Horário e local – quarta-feira, 13 de agosto, das 9h às 13h, no auditório do CDL Petrolina, na rua dos industriários, n 12 – Petrolina – PE