

Jovens do interior de Pernambuco transformam sonhos em negócios no 11º Seminário Territorial da ONG Giral
Ao longo de quase três anos, a iniciativa já formou mais de 300 jovens, gerando renda, autoestima e perspectivas de futuro
Postado em 28/08/2025 12:08
Em pleno interior de Pernambuco, onde a economia ainda depende fortemente do setor público, da agricultura familiar e do pequeno comércio, uma transformação silenciosa vem acontecendo. A ONG Giral acaba de chegar ao seu 11º Seminário Territorial do Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores, reunindo 80 jovens de quatro municípios da região. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, no município de Pombos (a 64 km do Recife).
Ao longo de quase três anos, a iniciativa já formou mais de 300 jovens, gerando renda, autoestima e perspectivas de futuro. O programa inclui 11 módulos de aulas de empreendedorismo, desenvolvimento de projetos e até apoio financeiro inicial para as ideias saírem do papel.
Com o apoio da Giral, esses jovens criam negócios próprios, movimentam a economia local e mudam o ciclo histórico de dependência econômica da região. No final do curso, cada aluno recebe um incentivo de capital inicial no valor de R$ 2.400,00.
Para Isabel Carvalho, coordenadora do Programa Adolescentes e Jovens Empreendedores, o impacto é transformador: “Esse programa é uma virada de chave para a juventude da Mata Norte. Mais do que gerar renda, ele devolve aos jovens a capacidade de sonhar grande e construir coletivamente uma visão de futuro para a região”, afirma.
Uma dessas histórias de superação é a da jovem Emilly Silva Santa Bárbara, 20 anos, moradora da cidade de Feira Nova. Ela é dona de uma pequena sorveteria com uma amiga. Ambas enxergaram no curso a oportunidade de profissionalizar a gestão e sonhar mais alto: abrir novas unidades em cidades vizinhas e contratar outros jovens que precisam de trabalho para dar continuidade aos estudos.
O aluno Alberes Rhuan de Souza Santos, 18 anos, morador de Glória do Goitá, disse ter encontrado no programa o incentivo de que precisava para planejar a abertura da sua própria livraria, que, inclusive, já tem nome: “Livraria Luma”. Ela será voltada ao público cristão e marcará um novo capítulo em sua vida e na de sua família.
Os resultados do Programa de Adolescente e Jovens Empreendedores da Giral dialogam com uma tendência. Pesquisa do Sebrae Nacional (2025) revela que o Brasil alcançou 4,9 milhões de jovens empreendedores em 2024, um aumento de 25% em 12 anos. Além da busca por autonomia, houve crescimento de 35% no número de MEIs só no primeiro trimestre de 2025.
Paralelo ao seminário, acontece também uma feira com produtos desenvolvidos pelos próprios alunos do programa, que já começam a empreender na prática. O público poderá conhecer e adquirir itens agrícolas, roupas, bijuterias, doces, bolos e outras criações escolhidas pelos jovens como primeira experiência de produção e venda.
SERVIÇO:
11º Seminário Territorial do Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores — Autonomia Liderando Projetos de Vida.
Data: sexta-feira, 29 de agosto de 2025.
Horário: A partir das 9h
Local: Quadra Poliesportiva Severino Bezerra — Rua Paulo Bezerra, Centro, Pombos-PE.
O evento reunirá 80 adolescentes e jovens de Pombos, Gravatá, Feira Nova e Glória do Goitá, que apresentarão seus projetos de vida e iniciativas empreendedoras desenvolvidas no Programa da ONG Giral, em parceria com o Sebrae.