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Pernambuco, 07 de outubro de 2025

Economia

Suape tem nova identidade visual com um olhar para posicionar o Porto para o Futuro

Mais do que uma identidade visual, o Governo de Pernambuco apresentou nesta segunda-feira, 22, a autoridades, empresários e imprensa, o novo conceito do atracadouro pernambucano: Suape do Brasil para o Mundo, revela o sol como ícone central e o azul da bandeira do Estado como “norte” do ecossistema portuário do mundo. Além da marca, Suape passa a ser chamado de Complexo Industrial Portuário de Pernambuco. Os trabalhos foram desenvolvidos pela agência Black Ninja.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante sua apresentação, reafirmou o potencial do Porto de Suape e os próximos passos para consolidar a já considerada “a joia da coroa de Pernambuco”, como os investimentos do novo terminal de Contêineres, a ser executado pela global Maersk, além de outros investimentos na infraestrutura.

Ao lado desse novo momento, a governadora confirmou para 18 de dezembro, o leilão para concessão da Compesa, na B3, em São Paulo. O leilão de concessão regionalizada parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento deve gerar R$ 30 bilhões em investimentos. Desse total, R$ 10,9 serão destinados à coleta e tratamento de esgoto e o restante será para a distribuição de água.

Leia mais sobre a concessão da Compesa

Transnordestina
Na ocasião, a vice-governadora Priscilla Krause em resposta ao site da revista NORDESTE também confirmou que o trecho da Transnordestina de Suape-Salgueiro terá seu edital lançado em outubro, com previsão para início das obras em 2026. Os estudos estão sendo finalizados pela Infra S.A.

“O ramal de Salgueiro-Suape voltou a ser uma realidade, lembrando que quando a gente assumiu o o governo, essa foi uma das primeiras tarefas, missões da governadora Raquel Lyra. Foi a articulação política para que a Transnordestina voltasse, porque ela tinha sido retirada do escopo do projeto”, disse.

Priscilla reforçou ainda que o próximo passo é a luta em busca dos recursos. “Claro que sabemos que não começa com os recursos suficientes, mas a Transnordestina passa a ser uma uma realidade e não vamos correr mais risco. Este momento faz parte do planejamento estratégico. Suape que já é um dos portos mais mais importantes do Brasil, passa a ser uma referência do ponto de vista, inclusive, dessa transição, dessa transição energética”, disse ao se referir a primeira planta de e-metanol do Brasil, a ser instalada no Complexo Industrial Portuário de Pernambuco.

O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, corroborou com a vice-governadora Priscilla Krause e acrescentou que as tratativas para trazer parte dos grãos de Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia) para serem transportados por Suape. A nova rota via Suape deve desafogar o Porto de Itaqui, no Maranhão, que tem tido dificuldades de escoar a produção em tempo hábil.

“Com a consolidação do trecho Suape-Salgueiro teremos um novo patamar para a infraestrutura e escoamento dos produtos via Suape. Sem falar como será agregador também para o Sertão do Araripe a chegada do trecho, visto que a grande produção do gesso no Brasil vem do Araripe e os custos rodoviários ainda são altos “, pontuou o presidente da Fiepe.

Postado em 22/09/2025 18:59

Mais do que uma identidade visual, o Governo de Pernambuco apresentou nesta segunda-feira, 22, a autoridades, empresários e imprensa, o novo conceito do atracadouro pernambucano: Suape do Brasil para o Mundo, revela o sol como ícone central e o azul da bandeira do Estado como “norte” do ecossistema portuário do mundo. Além da marca, Suape passa a ser chamado de Complexo Industrial Portuário de Pernambuco. Os trabalhos foram desenvolvidos pela agência BlackNinja.

Divulgação JS

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante sua apresentação, reafirmou o potencial do Porto de Suape e os próximos passos para consolidar a já considerada “a joia da coroa de Pernambuco”, como os investimentos do novo terminal de Contêineres,  a ser executado pela global Maersk,  além de outros investimentos na infraestrutura.

Ao lado desse novo momento,  a governadora confirmou para 18 de dezembro, o leilão para concessão da Compesa, na B3, em São Paulo. O leilão de concessão regionalizada parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento deve gerar R$ 30 bilhões em investimentos. Desse total, R$ 10,9  serão destinados à coleta e tratamento de esgoto e o restante será para a distribuição de água.

Transnordestina

Na ocasião, a vice-governadora Priscilla Krause em resposta ao site da revista NORDESTE  também confirmou que o trecho da Transnordestina de Suape-Salgueiro terá seu edital lançado em outubro, com previsão para início das obras em 2026. Os estudos estão sendo finalizados pela Infra S.A.

“O ramal de Salgueiro-Suape voltou a ser uma realidade, lembrando que quando a gente assumiu o o governo, essa foi uma das primeiras tarefas, missões da governadora Raquel Lyra. Foi a articulação política para que a Transnordestina voltasse, porque ela tinha sido retirada do escopo do projeto”, disse.

Priscilla reforçou ainda que o próximo passo é a luta em busca dos recursos. “Claro que sabemos que não começa com os recursos suficientes, mas a Transnordestina passa a ser uma uma realidade e não vamos correr mais risco. Este momento faz parte do planejamento estratégico. Suape que já é um dos portos mais mais importantes do Brasil, passa a ser uma referência do ponto de vista, inclusive, dessa transição, dessa transição energética”, disse ao se referir a primeira planta de e-metanol do Brasil, a ser instalada no Complexo Industrial Portuário de Pernambuco.

O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, corroborou com a vice-governadora Priscilla Krause e acrescentou que as tratativas para trazer parte dos grãos de Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia) para serem transportados por Suape. A nova rota via Suape deve desafogar o Porto de Itaqui, no Maranhão, que tem tido dificuldades de escoar a produção em tempo hábil.

“Com a consolidação do trecho Suape-Salgueiro teremos um novo patamar para a infraestrutura e escoamento dos produtos via Suape. Sem falar como será agregador também para o Sertão do Araripe a chegada do trecho, visto que a grande produção do gesso no Brasil vem do Araripe e os custos rodoviários ainda são altos “, pontuou o presidente da Fiepe.

Fonte. Revista Nordeste –  Por Luciana Leão