

”Gentileza no trânsito”: Ação no TI Joana Bezerra encerra Semana Nacional de Trânsito 2025
No local, técnicos de educação da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e fiscais das Gerências de Fiscalização e Operação do CTM abordaram passageiros
Postado em 25/09/2025 09:42
Encerrando as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2025, que esse ano teve como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) realizou, hoje (25), no TI Joana Bezerra, a campanha ”Gentileza no trânsito”, reforçando a importância da convivência respeitosa no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), que diariamente transporta milhares de pessoas.
No local, técnicos de educação da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e fiscais das Gerências de Fiscalização e Operação do CTM abordaram passageiros, motoristas e funcionários com a distribuição de panfletos e repassaram orientações sobre convivência respeitosa entre todos, o que é indispensável para a segurança. O transporte público é um espaço de convivência, no qual cada atitude contribui para uma viagem mais segura, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema.
Foram abordados temas como a importância de utilizar apenas a entrada de passageiros, alertando sobre os perigos de acessar o terminal pelo portão exclusivo para ônibus; preservação do patrimônio público; aguardar o ônibus antes da faixa amarela; não correr dentro dos terminais; embarcar pela porta dianteira; respeitar os passageiros que têm prioridade e as filas; atravessar apenas na faixa de pedestres; além de destacar a empatia ao próximo e o cumprimento dos direitos e deveres dos passageiros.
Heron Farias, gerente de operações de terminais, destacou que o foco é proporcionar ao usuário uma viagem mais segura. “Nosso compromisso é garantir que cada usuário tenha uma viagem segura e tranquila. Por isso, reforçamos a importância do respeito no trânsito: o maior sempre deve cuidar do menor. Pedimos que os motoristas redobrem a atenção com carros, motociclistas, ciclistas e, principalmente, com os pedestres, que são os nossos principais usuários.”
Em caso de registrar elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia, e sendo o seu primeiro contato nos canais de atendimento do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, por favor, registrar manifestação na Central de Atendimento ao Cliente, das 6h às 18h, no número 0800 081 0158 ou no WhatsApp 99488-3999. Se a solução para sua manifestação não for atendida no prazo apresentado, o usuário, com número do protocolo inicial registrado em um dos canais, poderá enviar sua demanda no nosso canal de segunda instância, a Ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.