Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 11 de outubro de 2025

Agronegócios

Talentos do Sertão e Agreste levam Pernambuco à final nacional do Jovens Líderes do Agro

Matheus Andrade, de Arcoverde, e Ariane Lima, de Sanharó, levam projetos inovadores sobre uso sustentável da água e educação no campo

Postado em 06/10/2025 11:48

Jornalista ,

Depois de meses de aprendizado, desafios e descobertas, dois jovens talentos do agro pernambucano estão prontos para dar um passo maior. 🌾✨

Matheus Andrade, de Arcoverde, e Ariane Lima, de Sanharó, transformaram ideias em propósito e agora levam o nome de Pernambuco para o cenário nacional. Eles foram selecionados para representar o Estado na 6ª edição do CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro, programa do Sistema CNA/Senar que revela e forma novas lideranças do setor em todo o país.

O caminho até aqui começou no CNA Jovem Pernambuco, promovido pelo Senar-PE, onde Matheus e Ariane se destacaram entre dezenas de participantes. Agora, seguem para a etapa nacional levando consigo a força, a inovação e o olhar do sertão pernambucano sobre o futuro do campo.

Formado em Zootecnia pela UFRPE-UAST, mestre e doutorando em Zootecnia pela UFRPE, Matheus Andrade representa a força da juventude acadêmica voltada para o desenvolvimento sustentável do agro. Seu desafio foi propor soluções para integrar o uso sustentável da água no Sertão pernambucano. A iniciativa apresentada, chamada Rede FluiSertão, busca articular uma rede colaborativa que conecta água, produção e mercado, fortalecendo a ovinocaprinocultura e contribuindo para a geração de renda e segurança hídrica na região.

Por sua vez, a jovem Ariane Lima, extensionista rural, técnica em Agropecuária e egressa do IFPE – Campus Belo Jardim, trouxe para o programa uma proposta voltada ao engajamento da juventude. Seu desafio buscou mobilizar jovens em espaços de construção coletiva para transformar a realidade hídrica do semiárido.

A iniciativa, chamada Caminhos de Aprender – Programa Itinerante de Educação do Campo, pretende levar conhecimento, diálogo e protagonismo juvenil às comunidades, promovendo novas formas de convivência com a seca e despertando lideranças para o futuro.