


Em Xangai, Raquel Lyra fortalece laços entre Pernambuco e o maior porto de contêineres do mundo
Reconhecido como o maior porto do mundo em movimentação de contêineres, Xangai atua como um centro logístico global, com rotas para mais de 700 portos em mais de 200 países.
Postado em 22/10/2025 11:39

Divulgação
Durante visita ao Porto de Xangai, nesta terça-feira (21), a governadora Raquel Lyra apresentou o Complexo Industrial Portuário de Suape como um dos principais hubs logísticos do Brasil e da América Latina. Acompanhada de comitiva pernambucana, a gestora destacou as vantagens competitivas e o potencial estratégico de Suape para ampliar as conexões comerciais com o mercado asiático.
“Tivemos hoje a oportunidade de apresentar a infraestrutura e os números do Porto de Suape, iniciando as relações com o Porto de Xangai, que hoje opera mais de 350 rotas internacionais de carga. Sem dúvida, essa foi uma rica troca de experiências para atrair mais investimentos para Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, uma das metas da missão é conseguir estabelecer uma rota fixa entre Pernambuco e China. “O Porto de Xangai integra várias cadeias produtivas da China, sobretudo a automotiva. Conhecemos, hoje, o maior operador logístico automotivo do mundo e abrimos a possibilidade de um pacto de irmandade entre nossos portos para atrair linhas permanentes daqui da China para o porto de Suape”, disse.
Durante a agenda, a comitiva pernambucana conheceu alguns setores do Porto e também se reuniu com representantes da Haitong Logística, no maior terminal de carga e descarga de automóveis da China, localizado no Porto de Xangai.
NEGÓCIOS
Ao longo do dia, a chefe do Executivo estadual realizou reuniões com empresas dos setores de energia e logística, além de companhias aéreas, discutindo a possibilidade da produção do SAF, o combustível sustentável para aeronaves, a partir da biomassa em Pernambuco.
A governadora continua em Xangai até o dia 22 de outubro. De 23 a 28 de outubro, a gestora segue para a Dinamarca, onde irá cumprir agendas em Copenhague e Sønderborg. O objetivo das agendas nos dois países é fortalecer parcerias já consolidadas e atrair novos investimentos para Pernambuco.
Fotos: Divulgação.