


Poética feminina ganha voz no 4º Seminário da Memória do Pajeú
Programação do Sesc Triunfo inclui rodas de conversa, oficina e apresentações musicais.
Postado em 22/10/2025 20:04

De 23 a 25 de outubro, o Sesc Triunfo promove a 4ª edição do Seminário da Memória do Pajeú, celebrando a força e a sensibilidade das mulheres na poesia popular sertaneja. Com o tema “Ser no Pajeú: Poética Feminina no Território”, o evento propõe reflexões sobre o papel da mulher na construção da identidade cultural do Sertão do Pajeú. A programação gratuita reúne rodas de conversa, oficina e apresentações musicais, em um encontro dedicado à memória e à criação poética da região
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua tradição artística, o Pajeú mantém viva a poesia popular em suas diversas expressões, do cordel à poesia de bancada, da cantoria de repente à mesa de glosas. O Seminário aponta as conquistas e reconhecimento de vozes femininas nesse cenário historicamente marcado pela presença masculina, destacando nomes de artistas como Bia Marinho, Jéssica Caitano, Severina Branca, entre outras.
A abertura oficial do evento acontece no dia 23, a partir das 19h, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com a Roda de Conversa: “O lugar da poética feminina”, com Dayane Rocha (Tabira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira) e Francisca Araújo (Iguaracy). A mediação é de Maiane Alves (Triunfo). Às 20h, se reúnem em uma Mesa de Glosas Feminina: Dayane Rocha (Tabira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira) e Francisca Araújo (Iguaracy). Com mediação de Maiane Alves (Triunfo).
Na sexta-feira (24), também a partir das 19h, o público pode conferir o lançamento do livro “Virada Num Mói de Cuento”, de Dayane Rocha. Às 20h acontecerá a apresentação lítero-musical com Sarau Pantim (Triunfo).
No sábado (26), às 19h, o bate-papo: A mulher no forró, com Monique D’ângelo (Itapetim). Mediação de Maiane Alves (Triunfo) abre o último dia de programação do Seminário. Às 20h, Monique D’ângelo permanece em cena com uma apresentação musical.
Durante programação do Seminário, nos dias 23 e 24, pela manhã, acontecerá a Oficina de Poesia Popular para estudantes do 8º ano da Escola Municipal Francisca Flor (Santa Cruz da Baixa Verde), ministrada por Dayane Rocha (Tabira).
Serviço: Seminário da Memória do Pajeú
Data: 23 a 25 de outubro
Locais: Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular (Triunfo) e Escola Municipal Francisca Flor (Santa Cruz da Baixa Verde)
Entrada: gratuita
Informações: (87) 3846-1341