Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de outubro de 2025

Cultura

Poética feminina ganha voz no 4º Seminário da Memória do Pajeú

Programação do Sesc Triunfo inclui rodas de conversa, oficina e apresentações musicais.

Postado em 22/10/2025 20:04

De 23 a 25 de outubro, o Sesc Triunfo promove a 4ª edição do Seminário da Memória do Pajeú, celebrando a força e a sensibilidade das mulheres na poesia popular sertaneja. Com o tema “Ser no Pajeú: Poética Feminina no Território”, o evento propõe reflexões sobre o papel da mulher na construção da identidade cultural do Sertão do Pajeú. A programação gratuita reúne rodas de conversa, oficina e apresentações musicais, em um encontro dedicado à memória e à criação poética da região

Reconhecido nacional e internacionalmente por sua tradição artística, o Pajeú mantém viva a poesia popular em suas diversas expressões, do cordel à poesia de bancada, da cantoria de repente à mesa de glosas. O Seminário aponta as conquistas e reconhecimento de vozes femininas nesse cenário historicamente marcado pela presença masculina, destacando nomes de artistas como Bia Marinho, Jéssica Caitano, Severina Branca, entre outras.

A abertura oficial do evento acontece no dia 23, a partir das 19h, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com a Roda de Conversa: “O lugar da poética feminina”, com Dayane Rocha (Tabira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira) e Francisca Araújo (Iguaracy). A mediação é de Maiane Alves (Triunfo). Às 20h, se reúnem em uma Mesa de Glosas Feminina: Dayane Rocha (Tabira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira) e Francisca Araújo (Iguaracy). Com mediação de Maiane Alves (Triunfo).

Na sexta-feira (24), também a partir das 19h, o público pode conferir o lançamento do livro “Virada Num Mói de Cuento”, de Dayane Rocha. Às 20h acontecerá a apresentação lítero-musical com Sarau Pantim (Triunfo).

No sábado (26), às 19h, o bate-papo: A mulher no forró, com Monique D’ângelo (Itapetim). Mediação de Maiane Alves (Triunfo) abre o último dia de programação do Seminário. Às 20h, Monique D’ângelo permanece em cena com uma apresentação musical.

Durante programação do Seminário, nos dias 23 e 24, pela manhã, acontecerá a Oficina de Poesia Popular para estudantes do 8º ano da Escola Municipal Francisca Flor (Santa Cruz da Baixa Verde), ministrada por Dayane Rocha (Tabira).

Serviço: Seminário da Memória do Pajeú

Data: 23 a 25 de outubro

Locais: Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular (Triunfo) e Escola Municipal Francisca Flor (Santa Cruz da Baixa Verde)

Entrada: gratuita

Informações: (87) 3846-1341