Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 01 de fevereiro de 2026

Política

Agreste impulsiona produção de leite com tecnologia e apoio do Sebrae

Com mercado crescente e forte potencial produtivo, a pecuária leiteira segue como atividade estratégica para gerar emprego, renda e desenvolvimento na região.

Postado em 11/12/2025 10:55

Reprodução

A pecuária leiteira segue como uma das principais atividades econômicas do Agreste Meridional, maior polo produtor de Pernambuco, responsável por cerca de 3,5 milhões de litros de leite por dia no estado. O crescimento da produção tem sido impulsionado por tecnologias de inovação, como melhoramento genético por inseminação artificial, e pelo apoio do Sebrae/PE em todas as etapas da cadeia.

Produtores relatam avanços significativos após participarem do Sebraetec, programa que subsidia até 70% do valor das consultorias. Em Saloá, Luis Henrique aumentou a produtividade de 10–15 litros para 30 litros por vaca/dia. Em Capoeiras, José Maria Santana também ampliou a produção e melhorou o rebanho.

O Sebraetec oferece consultorias especializadas nas áreas de sanidade, alimentação, genética e regularização rural, além de tecnologias para reduzir custos e aumentar a eficiência. Segundo o Sebrae/PE, animais de alto nível genético podem produzir até duas vezes mais que o rebanho comum, e o manejo adequado reduz gastos em mais de 20%.

Em parceria com a Adepe, o Sebrae também executa o Programa de Melhoria Genética e Produtiva, que já beneficiou 60 produtores de 16 municípios do Agreste Meridional, com investimento de R$ 240 mil. A iniciativa inclui inseminação artificial, calendário sanitário, seleção de matrizes e acompanhamento técnico.

Com mercado crescente e forte potencial produtivo, a pecuária leiteira segue como atividade estratégica para gerar emprego, renda e desenvolvimento na região.