
Como manter a mente saudável nos negócios durante a pandemia?
Para um dos grandes representantes do segmento de mídia indoor de Pernambuco, a Eccos Tv, que teve origem em Arcoverde, no ano de 2014, a saúde mental de colaboradores, parceiros e a resiliência em adaptar-se aos novos desafios impostos pelo isolamento social foram importantes para continuar firme e manter o time saudável e com resultados positivos
Postado em 15/09/2021 2021 08:34 , Economia. Atualizado em 15/09/2021 09:57
CEO da Eccos Tv mídia indoor, Christiano Marcus Pereira revela que a resiliência e estreitamento de relacionamento foram cruciais para motivar equipe
A pandemia de Covid 19 acelerou uma transformação digital que aconteceria mais cedo ou mais tarde. É de conhecimento que muitas empresas não estavam preparadas para isso. E, embora uma grande parte de gestores e gestoras estejam enxergando ainda a situação como algo temporário, a tendência é que o trabalho remoto – ou híbrido – se torne a norma nos próximos anos.
Uma das grandes questões levantadas por eles e por consultores em Recursos Humanos foi e continua sendo, como gerenciar equipes remotas? Será que os parceiros e colaboradores sentem-se fortes e motivados após forte pressão emocional advinda da pandemia?
“Um time metalmente saudável rende bem”, aposta Christiano
Durante a pandemia, segundo Christiano, gerenciar equipes remotamente foi interessante e desafiador. “Agimos como um suporte, se eles lá na ponta tem alguma dificuldade com o cliente ou sistema ou outra coisa ligada ao projeto, me acionam e vou de alguma forma ajudar e tentar resolver o seu problema, um verdadeiro help desk”.
Mas, diz o CEO, sem dúvida, os parceiros inicialmente sentiram um grande impacto financeiro e emocional devido a grande perda de clientes e o medo de algo totalmente novo. “A chegada da pandemia recebemos com muito receio, mas passamos por isso com muita resiliência e atualmente já estamos com números na época pré-pandemia”, avalia.
Estreitar relacionamento
A conhecida frase que não existe a fórmula perfeita ou mágica para sair de desafios pessoais ou profissionais na vida se encaixa bem na história da Eccos Tv. “Somos seres adaptáveis e buscamos nos adaptar a cada momento. O que buscamos fazer foi estreitar mais ainda o nosso relacionamento com o pessoal da ponta, os que fazem a área comercial, as vendas por meio de videoconferência, reuniões virtuais e sempre dialogando da situação de cada um e que teríamos que ter paciência que isso iria passar, como está passando”, revela.
Sintonia com o mercado
Em sua avaliação, um time metalmente saudável rende bem, pois ao sair de casa altamente motivado e com a sua meta diária para trazer o resultado, tanto é bom o ambiente de trabalho profissional como o do ambiente familiar, pontuou. E o que Christiano comenta está bem afinado do que apontam recentes estudos sobre o tema.
Na pesquisa “Os impactos da pandemia da Covid-19 no RH brasileiro” (Convenia/TiqueTaque), realizada em março deste ano com 269 profissionais de recursos humanos no País, o trabalho tende a ser mais flexível e produtivo e as empresas brasileiras devem investir mais em saúde mental dos seus funcionários.
O recorte apesar de ser relativamente regional, pois metade dos entrevistados estão na região Sudeste, constitui um modelo que veio para ficar: Quase metade delas adotou uma jornada completamente remota. De acordo com o estudo, 48,3% estão adotando o modelo de trabalho home office. Já 31,2% optaram pelo modelo de trabalho híbrido (parte do trabalho em casa, e a outra parte na própria empresa). Por fim, 20,4% das pessoas consultadas aderiram ao trabalho completamente presencial.
O comércio foi o segmento que mais manteve o trabalho presencial (60%). Já no home office, a tecnologia lidera (37,3%).Os profissionais de recursos humanos entrevistados apontaram algumas mudanças já vistas durante o horário comercial, assim como previsões para o futuro do trabalho em empresas brasileiras.
Incentivos para o “time”
Com o retorno da clientela, a Eccos Tv preocupada com a motivação de seus parceiros e colaboradores implantou premiação por instalação de telas com o sistema. A cada 10 terminais contratados, o parceiro ganha o troféu TOP telas, e tem uma premiação financeira para quem bater a meta da campanha e o acompanhamento pessoal. “ Sempre busco de uma forma ou outra mesmo distante, mando mensagem, converso para deixar a motivação lá em cima, e falo para nunca desistir de seus sonhos.
O modelo de negócio
A mídia digital indoor são monitores com conteúdo publicitários instalados em locais com grande fluxo de pessoas com espera forçada, com uma programação gerenciada através de um aparelho de mídia conectado à internet , por meio do software da Eccos Tv para administrar a programação remotamente. “É onde vendemos os espaços publicitários desses monitores.Os empresários locais anunciam a sua empresa em vídeo de 20s e 30s. Tais monitores instalamos em casas lotéricas, academias, supermercados, farmácias nos mais diversos locais. Além de blocos publicitários, esses monitores passam uma programação que o sistema gerencia remotamente como: clima, tempo, horóscopo, hora certa, dicas de saúde, feeds de notícias, instagram, facebook, twitter, resultados lotéricos isso é tudo on line”, explicou o CEO.
Para o futuro, o grupo quer focar na expansão e chegar a todos os estados do Brasil ainda em 2021. Nos próximos 60 dias , a Eccos Tv está lançando o 3° ebook, um livro digital em pdf sobre os segredos da mídia indoor baseado na história de sucesso da empresa sertaneja. Para ser um parceiro Eccos Tv ou fazer o treinamento como especialista em mídia indoor é simples, apenas enviar um whatsapp só mensagem ou áudio, a empresa faz uma avaliação e analisa o perfil do futuro parceiro.
Como se tornar um parceiro?
Aos interessados em integrar o time da Eccos Tv tem a opção de pagar uma taxa de adesão de um salário mínimo, recebe todo treinamento, faz o investimento e tem o suporte dos manuais, além de escolher a cidade para trabalhar. Segundo Christiano, em média inicialmente será necessário a aquisição de três PDVs (ponto de vendas). “Um ponto se refere a uma Tv de 32 polegadas, um aparelho de mídia box e uma licença, um investimento de R$ 1250,00 (Mil duzentos e cinquenta reais), por local, daí ele vai vender os espaços publicitários desses monitores em média por empresa de R$ 100,00 a R$ 200,00 podendo chegar a 30 anunciantes. Se ele bater essa meta em 60 dias ele tira o investimento, depois só lucro”, acrescenta o fundador da Eccos Tv mídia indoor.
Serviço:
YouTube: Eccos TV mídia indoor
Instagram: @Eccos TV
Facebook: @Eccos TV
Site: www.eccostv.com.br
WhatsApp: 87 99994 6125
MATÉRIA Vinculada
Os canais de comunicação e as mudanças que vieram para ficar
WhatsApp e Meet
Para manter a comunicação entre os funcionários no trabalho híbrido, os aplicativos mais usados foram WhatsApp (84,5%), Google Meet (47,6%), Microsoft Teams (39,3%), Skype (32,1%) e Zoom (33,3%). No trabalho remoto, os aplicativos preferidos foram WhatsApp (66,9%), Google Meet (60%), Zoom (44,6%), Microsoft Teams (35,4%) e Slack (23,1%).
Atenção : excesso de videoconferências para reuniões que poderiam ter sido e-mails impactam na queda de produtividade.
Estrutura de trabalho
Tanto nas empresas que adotaram o trabalho híbrido quanto nas que adotaram o trabalho remoto, a maior dificuldade sentida pelos funcionários foi a falta de estrutura — como internet e um local para trabalho. 51,5% dos funcionários em home office e 47,6% dos funcionários em trabalho híbrido apontaram o problema . As próximas dificuldades apontadas foram o grande número de reuniões via videoconferência; manter foco; manter organização; manter comunicação interna; e manter horário comercial. Os funcionários poderiam escolher várias respostas.
Falta de registro de ponto
Um problema relacionado à falta de estrutura é a falta de um sistema de registro do horário de trabalho durante a pandemia. Ao adotar o home office, 41,5% das empresas suspenderam o controle de ponto. Outras 13,8% já tinham um sistema de registro online de horários de trabalho. Já 18,5% não registravam ponto anteriormente, enquanto 26,1% marcaram “outro” modelo de controle de ponto.
Produtividade
A pesquisa pediu aos profissionais de recursos humanos entrevistados avaliarem o mantimento da produtividade em uma nota que vai de 1 até 5. A maioria dos entrevistados em empresas que adotaram a jornada híbrida apontou nota 4 em produtividade (45,2%). A avaliação entre os que adotaram a jornada remota é ainda mais positiva. 56,1% dos entrevistados deram nota 5, e 30,8% deram nota 4 para o mantimento da produtividade.
Jornadas mais flexíveis e remotas
O mesmo sistema de notas foi usado quando os entrevistados responderam se a jornada de trabalho se tornaria mais flexível no futuro. Nas empresas que adotaram a jornada presencial, as respostas mais comuns foram 3 e 4 (29,1% cada).Nas empresas com jornada híbrida, as notas mais comuns foram 5 (39,3%) e 4 (33,3%). Nas empresas com home office, as notas mais comuns também foram 5 (56,1%) e 4 (26,1%).
Investimento em saúde mental
Em todos os formatos de jornada, os profissionais de recursos humanos acreditam que a saúde mental dos trabalhadores tende a piorar. A porcentagem de entrevistados que acredita que funcionários terão mais estresse é de 37,2% (presencial), 39,3% (híbrido) e 39,2% (home office). Já a porcentagem que acredita que o investimento na saúde mental vai crescer é de 36,4% (presencial), 36,9% (híbrido) e 49,2% (home office).
Fonte: Os impactos da pandemia da Covid-19 no RH brasileiro” (Convenia/TiqueTaque)