Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de abril de 2024

Saúde

Doar leite materno salva vidas

No Sertão do São Francisco, o Banco de Incentivo e Apoio à Amamentação, o Biama, é referência para as mães sertanejas. No Nordeste e para o Brasil, o IMIP é destaque há 61 anos

Postado em 04/05/2022 2022 07:00 , Saúde. Atualizado em 04/05/2022 07:09

Jornalista ,

Os motivos que levam as mães ao banco de leite são os mais variados/Foto:Biama

As estatísticas falam por si só. O aleitamento materno é um dos principais “antibióticos” para salvar vidas, quando a mãe, por algum motivo, não consegue produzir o suficiente para nutrir seu bebê. Assim surge a importância dos Bancos de Leite. No Sertão pernambucano, a referência é o Banco de Incentivo e Apoio a Amamentação (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina. Em Pernambuco, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é destaque em nível nacional. A instituição traz em sua bagagem mais de 61 anos de fundação e destes 34 destinados à doação de leite materno. O IMIP recebe, através das 67 doadoras, em torno de 190 litros por mês. Nos últimos três meses, a doação ajudou na amamentação de 148 recém nascidos, internados na UTI Neonatal do Instituto.

O Biama tem 25 anos dedicados às mães e bebês que precisam de auxílio ou desejam ser doadoras de leite materno. O JS foi conhecer a realidade de como está esse cenário e conversou com a gerente do setor, a enfermeira Kaliane Medeiros. Para se ter uma ideia, o consumo diário do Biama é em torno de 1 litro. Entretanto, para suprir a demanda é necessário 30 a 40 litros por mês. “Isso para garantir o leite materno das crianças da UTI neonatal, berçário externo e UCI do Dom Malan, cujas mães não conseguem amamentar ou produzir leite”, acrescentou a gerente do setor no Biama.

Doar leite é doar vida

Foto: Ilustrativa Canva

É sabido que a doação de leite salva muitas vidas. Toda mulher está apta a ser doadora, desde que ela tenha excesso de leite, mas para isso ela precisa seguir alguns critérios exigidos pelo Biama. O banco de leite funciona exclusivamente a partir de doações das puérperas internas e externas.  Para ser uma doadora do Biama é preciso estar gozando de uma boa saúde, ter leite de sobra e estar com os exames em dia. “A mãe não pode estar utilizando medicamentos incompatíveis com a amamentação, utilizar álcool, cigarro e outras drogas. Existem alguns outros critérios, mas basicamente esse é o perfil”, explica a gestora.

Luana Gabriela Pereira de Queiroz de Paula, médica pediatra/Arquivo Pessoal

Para a médica pediatra, Luana Gabriela Pereira de Queiroz de Paula, o aleitamento materno, sem dúvida, é fundamental para o crescimento saudável do bebê. “O leite materno é um alimento que já vem pronto e supri todas as necessidades do bebê, e oferece uma melhor imunidade para criança, por conter anticorpos maternos, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho”, declarou a pediatra, que orienta todas as mães a amamentar sem medo.

Dúvidas e incertezas

Segundo Kaliane Medeiros os motivos que levam as mães ao banco de leite são os mais variados. Elas querem saber, por exemplo, quanto tempo deve durar cada mamada? Qual o intervalo entre elas? Como saber se a criança mamou o suficiente e se seu leite não é fraco?.

Outra dúvida é quando o leite empedra no seio causando muitas dores ao paciente ou a completa falta de leite por não estimular o bebê a sugar corretamente.

“Na minha opinião o que falta mesmo é informação, precisamos de mais espaços para divulgar, por exemplo, que não existe leite fraco. Somente assim as mães, especialmente as de primeira viagem, vão poder tornar a amamentação um momento especial e indolor e ter a certeza que seu filho vai crescer saudável”, frisou.

 

Dúvidas sobre como amamentar levaram a comunicadora Leane Aline ao banco de leite há exatos 13 anos, quando Kauane Souza, nasceu.

Essas dúvidas levaram a comunicadora Leane Aline ao banco de leite há exatos 13 anos, quando Kauane Souza, nasceu. Ela contou ao JS que precisou de orientação sobre o jeito certo de amamentar e foi bem acolhida pela equipe do Biama.

Leane lembra que não tinha noção de como amamentar sua primeira e única filha, e essa sensação lhe deixava angustiada, foi quando soube do Biama e resolveu procurar a instituição.

“Lá no banco de leite, eles me ensinaram a forma como segurar o meu bebé, a postura é importante e também como estimular a produção de leite, após aquelas orientações, nunca mais tive problemas na amamentação”, revelou com gratidão.

O espaço é aberto a todas as mães que precisam de orientação ou internamento, independentemente de sua residência ser ou não em Petrolina. “Aqui atendemos demanda livre, ou encaminhamento. A mãe passa por uma triagem e confirmada a necessidade ela é atendida na sede do Biama”, pontuou.

Além de orientar como a amamentação deve ser feita, a equipe do centro médico também atende as mães, cujos os bebês não estejam ganhando peso de forma adequada.

“Com relação a questão do peso da criança, observamos como o bebê pega no peito e se ele está conseguindo se alimentar corretamente, daí orientamos como deve ser o processo”, comentou a enfermeira. Aproximadamente 3 mil mães são atendidas no Banco de Incentivo e Apoio à Amamentação.

Protocolos e segurança

As interessadas em contribuir com banco de leite podem se dirigir ao Biama qualquer dia para tirar  dúvidas sobre como amamentar durante a semana (incluindo finais de semana e feriados), das 7 às 18h, ou ligar para o telefone (87) 3202-7002, pois a coleta também pode ser feita em casa.

Vale salientar que todos os protocolos de segurança contra a Covid estão sendo seguidos. “Nós já éramos muito rígidos. Então, só fizemos aumentar a fiscalização, vamos assim dizer. As mulheres não precisam ter medo. Ser uma doadora é simples e seguro”, finaliza.