Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 30 de maio de 2026

Economia

É do Sertão ! Lições de um estilista que se reinventou na pandemia

Depois de uma temporada de 30 anos em São Paulo, retornou à cidade natal, Petrolina, em 2019

Postado em 04/01/2021 22:28

Colunista
Jornalista ,

Estilista Antônio Filho / Foto : Ewesley Lopes

Como o estilista reinventou seu Ateliê em plena crise do Covid-19

A meta era se estabilizar na região produzindo vestidos de festa. Mas 2020 chegou e com ele a temida Covid-19.

Com as festas proibidas pelo Governo de Pernambuco, casamentos, formaturas, aniversários e batizados tiveram que ser cancelados. “Então, passou o primeiro, o segundo, o terceiro mês e eu não conseguia ganhar um real, nem para pagar as contas fixas com funcionários e loja.

Como o Pastel do Tonho apareceu

Quando foi em um final de semana, inventei de fazer pasteis e coloquei no meu Instagram. É que tenho um bar itinerante, que abro de vez em quando, na garagem do meu ateliê e vendo as comidas que eu gosto de fazer. Aí o Pastel do Tonho ficou famoso também”, resumiu o estilista.

O Estilista que deliverou o seu negócio

Mas o caminho que parecia mais simples para sair da crise, acabou mostrando outra saída inusitada. Os pasteis começaram a ser vendidos por delivery e as entregas eram feitas por Antônio Filho e pelo cunhado dele.

Um dia, sem encontrar máscaras em farmácias, ele  resolveu usar sua habilidade em costura para confeccionar o equipamento de proteção para ele e a equipe. Elas acabaram chamando a atenção dos consumidores dos pasteis. “Foi um sucesso. Coloquei nas minhas redes sociais e virou mesmo um objeto de desejo, porque além de bonitas eram confortáveis. Eu não sabia nada, mas estudei anatomia das máscaras e melhores tecidos”, contou Antônio.

 

Criação do Estilista Antônio Filho / Imagem Divulgação @antoniofilhoestilista

Como a mente aberta opera milagres

Tempos depois, uma das clientes perguntou se ele fazia scrub. Antônio pesquisou e descobriu que se tratava de roupas sanitárias usadas por cirurgiões, enfermeiros e médicos. O estilista aceitou o pedido e logo recebeu outra encomenda de uma amiga médica, :para fazer  jalecos. “Estou vestindo as mais belas de Petrolina, Juazeiro, da região, do Nordeste e até de outros estados do Brasil. Inclusive estou montando uma estrutura para, a partir do ano que vem, viver disso.

Dra. Natália Cavalcanti Vesti um Scrub , criação do estilista Antônio Filho – Foto: João Uender

Eu estou super feliz. Me reinventei em plena crise. E hoje estou fechando o ano com gratidão, com amor e falando para Deus: – Você é o cara!”, finalizou o estilista, garantindo que as roupas de festas ainda têm espaço garantido no ateliê.

 

 

JS Economia

Foto Destaque / Rosangela Sá