Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de maio de 2026

Saúde

Pernambuco autoriza aplicação da dose de reforço em adolescentes

Cidades do Sertão já começam a aplicar as doses a partir desta quarta-feira

Postado em 01/06/2022 07:22

Jornalista ,

O público de 12 anos ou mais já pode receber a 1ª dose de reforço  e as pessoas com 55 anos ou mais serão contempladas com a 2ª dose de reforço. Foto: Divulgação

Após reunião entre a Secretaria de Saúde do Estado e os municípios de Pernambuco, ficou pactuado que nesta quarta-feira (1) novos públicos serão contemplados com as doses de reforço contra a COVID-19.

A novidade é que agora o público de 12 anos ou mais já pode receber a 1ª dose de reforço (terceira dose) e as pessoas com 55 anos ou mais serão contempladas com a 2ª dose de reforço (quarta dose).

Em Petrolina as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12h e das 14h às 16h45. Além disso, a Prefeitura montou um polo extra intitulado como “Arraiá da Vacinação”, no Parque Municipal Josepha Coelho, de quarta a sábado, das 8h às 17h, para imunizar a população a partir de 12 anos.

A cidade de Afogados da Ingazeira também inicia aplicação de dose de reforço para adolescentes e público de 55 a 59 anos hoje.

Segundo a nota técnica, a dose de reforço se faz necessária devido à “redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não foi atingido coberturas vacinais ótimas.”

Em Afogados, a vacinação está sendo realizada no centro de vacinação instalado pela Prefeitura na Rua Professor Vera Cruz, próximo à Casa Siqueira.

Documentos 

Para a população tomar as doses de reforço é necessário estar com quatro meses de intervalo. Para se vacinar é necessário levar o cartão de vacina e documento de identificação com foto. No caso das pessoas com obesidade mórbida, que estão contempladas para receber o 2º reforço, além destes documentos é necessário apresentar um laudo médico.