Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de novembro de 2025

Últimas Notícias

Projeto de concessão do Parque Estadual Mata da Pimenteira lança consulta pública

Até 28 de novembro, qualquer interessado poderá consultar documentos, encaminhar dúvidas e dar sugestões sobre o projeto que vai ampliar os serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações.

Postado em 31/10/2022 10:28

Jornalista ,

Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo de Pernambuco lançou nesta quinta-feira (27), consulta pública para a concessão do Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no município de Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. Até 28 de novembro, qualquer interessado poderá consultar documentos, encaminhar dúvidas e dar sugestões sobre o projeto que vai ampliar os serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações.

Parque Estadual Mata da Pimenteira

No dia 18 de novembro será realizada audiência pública para debate com os diversos atores sociais interessados no projeto. Os investimentos no Parque da Pimenteira vão modernizar os mirantes e as trilhas para caminhadas, além de criarem novos atrativos para os futuros visitantes. A estruturação do projeto prevê a utilização de recursos de compensação ambiental para viabilizar investimentos no parque.

Parque Estadual Mata da Pimenteira

Com 887 hectares, a unidade de conservação é a primeira dedicada à proteção da caatinga, que é o único bioma exclusivamente brasileiro. O Parque completou dez anos em janeiro deste ano e foi criado por meio do Decreto Estadual 37.823, de 30 de janeiro de 2012.

O nome dado ao Parque – Mata da Pimenteira –  recebeu essa denominação pelos moradores da Fazenda Saco devido à ocorrência de uma grande quantidade de uma espécie de pimenta nativa da área e pelo fato de os moradores plantarem a espécie de pimenta malagueta, utilizada nos cascos dos animais (bois e cavalos) para tratar de uma doença, conhecida na região como “Plan”.

O Programa de Concessão de Unidades de Conservação do BNDES – realizado em parceria com o Instituto Semeia – tem como objetivo atrair investimentos para o aumento do potencial turístico dos parques nacionais do Brasil.

As concessões melhoram a infraestrutura dos parques e desenvolvem a vocação turística nas regiões, aspectos fundamentais para atrair visitantes e investidores. A carteira atual do BNDES conta com 48 projetos nas esferas estadual, federal e municipal.

*Com informações do BNDES

Foto destaque: CPRH/divulgação