Home / Política / Raquel Lyra é reeleita no primeiro turno e vence João Campos por 53,27% a 44,78%

Raquel Lyra é reeleita no primeiro turno e vence João Campos por 53,27% a 44,78%

Candidata do PSD obteve 2.737.297 votos, segundo o TSE, e fica matematicamente eleita com 98,16% das urnas apuradas.

A governadora Raquel Lyra (PSD) foi reeleita neste domingo (4) para comandar Pernambuco por mais quatro anos. Com 98,16% das urnas totalizadas até as 20h59, ela somava 53,27% dos votos válidos (2.737.297 votos), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e está matematicamente eleita. Não haverá segundo turno.

O principal adversário, João Campos (PSB), recebeu 44,78% (2.315.214 votos). A diferença entre os dois foi de 422.083 votos. Completam a lista:

  • Ivan Moraes (PSOL): 1,49%
  • Renan (Missão): 0,35%
  • Professora Camila (UP): 0,07%
  • Guilherme Fonseca (PSTU): 0,02%
  • Victor Assis (PCO): 0,01%

Por que não há segundo turno? A eleição para governador é decidida em turno único quando um candidato obtém mais da metade dos votos válidos, que desconsideram brancos e nulos.

Trajetória de Raquel Lyra

Natural de Caruaru, no Agreste, Raquel Lyra é advogada e construiu sua carreira política na região. Foi deputada estadual e, depois, prefeita de Caruaru por dois mandatos (eleita em 2016 e reeleita em 2020). Em 2022, deixou a prefeitura para disputar o governo e tornou-se a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, vencendo Marília Arraes no segundo turno. É filha de João Lyra Neto, que governou o estado em 2014. Agora, em 2026, vence a reeleição já no primeiro turno.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *