Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de março de 2024

Política

Sertânia tem abastecimento ampliado pela Compesa com água do Rio São Francisco

Os serviços incluem uma Estação de Tratamento de Água, duas estações elevatórias

Postado em 12/08/2019 2019 19:02 , Política. Atualizado em 12/08/2019 19:03

FOTO. DIVULGAÇÃO COMPESA

Uma nova obra de abastecimento d’água, irá beneficiar a cidade de Sertânia, no Sertão pernambucano, com águas da Transposição do Rio São Francisco.

As obras estão em ritmo acelerado e a expectativa é que o empreendimento seja entregue à população em novembro deste ano. Sertânia que hoje é atendida em regime de rodizio, tendo três dias com água e 12 sem. “Com esta obra de ampliação do Sistema Produtor do Açude da Barra, localizado no distrito de mesmo nome, em Sertânia, terá condições de incrementar em 70% a retirada d’água do Canal da Transposição, deixando a cidade de Sertânia com a distribuição d’água diária e ininterrupta.

Área Rural

Na área rural do município, a Compesa também está executando outra obra para atender os quatro mil moradores do distrito de Rio da Barra e das comunidades rurais de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique. A obra de implantação do sistema de abastecimento está em andamento e o investimento é de R$ 3,8 milhões e prevê captação direta no canal da Transposição do Rio São Francisco. Os serviços incluem uma Estação de Tratamento de Água, duas estações elevatórias (de bombeamento), dois reservatórios com capacidade de armazenar 100 metros cúbicos, implantação de 17 quilômetros de adutora e 13 quilômetros de rede de distribuição. A previsão é que essa obra seja concluída em abril do próximo ano.