facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de maio de 2020

COACHING E PNL

5 dicas para melhorar sua habilidade de tomar decisões

Tomar decisões pode ser uma atividade extremamente desgastante se você não souber o que priorizar.

Postado em 18/08/2019 2019 17:19 , COACHING E PNL, colunas. Atualizado em 18/08/2019 18:12

Descubra como direcionar suas energias e guardá-la para as decisões que realmente importam! Desde a hora em que acorda, você é responsável por tomar algumas decisões. Apertar ou não o “botão de soneca”? Colocar sapato ou sandália? Ir de carro ou de carona? Essa tarefa de (escolhas) não se encerra até a hora de dormir.

Não à toa, são tantas decisões e (micro decisões) em um único dia, que fica a impressão de se tornar ainda mais indeciso à medida em que o dia passa, concorda? Essa impressão tem fundamento. Segundo a neurociência, os mecanismos do cérebro responsáveis pela tomada de decisão, não sabem priorizar. Aí, o que acontece é que as pequenas escolhas vão gastando suas energias ao longo do dia. Então, quando é necessário decidir por algo maior, sente-se esgotado, inseguro e indeciso. Não é apenas a quantidade de decisões que tomamos, mas por quanto tempo as ponderamos.

Não é só isso! Algumas pesquisas sobre a habilidade de tomar decisões, apontam que o medo do arrependimento é um dos maiores agravantes, mesmo nas pequenas escolhas.

Dicas para desenvolver sua habilidade de tomar decisões:

1- Escolha o que simplesmente te satisfaz Quando a escolha for simples e corriqueira, guie-se pelo que te agrada. A maioria das pessoas que se sentem mais felizes, geral- mente são aquelas que estão felizes com o que têm, não aquelas que têm mais.

2- Limite as suas opções Exemplo, se for fazer compras anote a faixa de preço, tamanho, cor, estilo, e se baseie nas suas preferências para escolher, assim você limita e sabe exatamente por onde começar a procurar. E, poupa sua energia!

3- Consulte alguém Consulte um profissional do campo em que está com dificuldades para escolher algo. Mas, não seja dependente da opinião alheia, faça sua própria pesquisa. Você pode se aproveitar da informação dos outros – colegas, especialistas, parentes – e limitar as opções. Ou, ao contrário: limitar sozinho as opções e decidir com base na opinião externa.

4- Defina prazos para decidir Outra dica importante para melhorar sua habilidade de tomar decisões é definir prazo. Se você determina o tempo para decidir algo, seu raciocínio foca no assunto e assim seu pensamento é mais rápido e decisivo.

5- Use seu passado como guia A psicoterapeuta Dr. Robi Ludwig aconselha relembrar suas escolhas do passado. “Quando temos muitas escolhas, isso pode aumentar a ansiedade e o ruído em nossa cabeça. Não é incomum ficar confuso sobre qual direção tomar – o que é certo ou o que é errado. Então, pode ser útil se concentrar nas decisões que você tomou no passado, e usar isso como uma diretriz para ajudá-lo. ” Desenvolver sua habilidade de tomar decisões é importante porque as escolhas são parte de todas as etapas da vida (pessoal e profissional). Busque entender como melhor você funciona, implemente as suas próprias “regras” de boas escolhas e invista energia e tempo livres para as decisões que realmente importam.