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Pernambuco, 26 de fevereiro de 2020

Saúde

Lesão na cervical pode ser causado pela má postura ao manusear os smartphones

Veja como utilizar seu telefone celular sem medo de afetar a postura.

Postado em 26/08/2019 2019 15:58 , Saúde. Atualizado em 26/08/2019 15:58

DIVULGAÇÃO NET

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear os smartphones. O número já é mais do que a média mundial que é de 35%.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os celulares ativos já somam 230 milhões no Brasil, um crescimento de 10 milhões em comparação com 2018 .O Brasil tem mais dispositivos digitais do que brasileiros, uma média de dois smartphones, notebooks, computadores ou tablets por habitante.

Por isso, profissionais da saúde estão alertando os usuários com relação à postura ao utilizar os aparelhos. Se não for corrigida, pode gerar dor crônica e lesões que podem até precisar de cirurgia.

Os profissionais da saúde estão alertando os usuários com relação à postura ao utilizar os aparelhos.

A ortopedista do Grupo Notedrame Intermédica, Liége Mentz-Rosano, explicou que o uso do celular faz com que a pessoa fique em uma posição viciosa, levando o pescoço a fazer uma flexão, que eleva o peso carregado pela região.

“Quando ficamos em uma posição neutra de zero graus, é exercida uma força de cinco quilos. À medida em que vamos dobrando o pescoço e fazendo uma curva, o ângulo aumenta e a pressão exercida ao chegar em 30 graus será de 18 quilos. Aos 60 graus, chega em 30 quilos”, destacou.

Segundo Liège, isso leva à sobrecarga nos discos, que são como borrachinhas entre cada vértebra, que servem como amortecedores para evitar lesões quando são feitos movimento de impacto, além de serem fundamentais para a mobilidade.

“Essas lesões causadas pelo uso excessivo do celular podem levar à degeneração do disco, que vai formando uma barriga, que nada mais é do que a hérnia de disco. Essas hérnias podem resultar na compressão dos nervos, ocasionando perda de força, formigamento braços, artrose precoce nas pessoas mais jovens, degeneração não só no disco, mas na parte óssea”, disse Liége.

A médica explicou ainda que muitas vezes as lesões da cervical podem levar o indivíduo a sentir dores fortes de cabeça, sem associar os fatos. “Muitas vezes as pessoas têm dor de cabeça e não sabem que é do pescoço.

Prevenção

A  melhor forma para evitar esses problemas.

Além de manter a postura correta ao manusear o celular, levando-o a uma posição neutra em que se consiga olhar discretamente para baixo, utilizar apoios, ou transferir os aplicativos possíveis para o computador, é preciso fazer exercícios de fortalecimento e alongamento de uma a mais vezes por dia. “Quando fortalecemos a musculatura anterior e posterior, fortalecemos as estruturas do pescoço. Isso protege e ajuda na correção postural

  1. Olhe para o celular sem dobrar o pescoçoLevante a tela do celular, de modo que fique no nível adequado.
  2. Ocasionalmente mova lentamente a cabeça de um lado para o outro, esticando os músculos e fazendo com que atuem em outras direções, não apenas para baixo.
  3. Massageie os ombros, os músculos laterais do pescoço e a área entre as omoplatas.
  4. Coloque-se numa porta, estenda os braços para os lados e para cima, arqueando o peito para cima. Isso vai ajudar a relaxar os músculos, que, por muito tempo permaneceram em uma posição contraída, enquanto você usava o celular.
  5. Quando você usar o celular por mais de 10 minutos, junte as omoplatas e grude o queixo no pescoço. Repita este exercício várias vezes, adotando essa posição por 10 segundos.
  6. Toda vez que você for usar seu celular, lembre-se de que a postura correta vai ajudar a evitar muitos problemas de saúde no futuro.