facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de maio de 2020

Educação

IF Sertão – PE tem inscrições abertas Campus Floresta

Cursos Técnicos passam a ter duração de 03 anos e a inscrição é gratuita

Postado em 21/10/2019 2019 16:35 , Educação, Últimas Notícias. Atualizado em 21/10/2019 16:38

 

Em 2020 todas as turmas serão matutinas com início das aulas no primeiro semestre, a grande novidade é que a duração dos cursos passa a ser de 03 anos, e não mais 04 anos como foi até 2019.

Estão abertas até 18 de novembro as inscrições do Processo Seletivo para cursos Técnicos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), com ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2020. No campus Floresta são oferecidas 205 vagas, distribuídas nas modalidades Ensino Médio Integrado ao Técnico, voltada para os alunos que estão concluindo o nono ano e desejam cursar o Ensino Médio junto a um curso técnico; Ensino Médio Integrado ao Técnico-PROEJA, voltada para jovens e adultos acima dos 18 anos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino médio na idade regular; e Técnico Subsequente, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam se profissionalizar em um curso técnico.

São 100 vagas para o Ensino Médio Integrado ao Técnico-EMI, sendo 30 para Informática, 35 para Agropecuária (turma 1), e outras 35 para Agropecuária (turma 2). Em 2020 todas as turmas serão matutinas com início das aulas no primeiro semestre, a grande novidade é que a duração dos cursos passa a ser de 03 anos, e não mais 04 anos como foi até 2019.

Para quem já terminou o ensino fundamental e deseja uma formação técnica, pensando no mundo do trabalho, o curso Técnico Subsequente em Agropecuária é a opção oferecida pelo campus Floresta. São 35 vagas para entrada no 1º semestre, com aulas no período matutino; e mais 35 vagas para entrada no 2º semestre com aulas no período vespertino.

Na modalidade PROEJA o campus Floresta oferece o curso de EnsinoMédio Integrado ao Técnico em Administração, no qual jovens e adultos tem a oportunidade de cursar o Ensino Médio junto ao curso técnico, no período noturno. Para essa turma são oferecidas 35 vagas, no primeiro semestre de 2020.

Conforme anunciado anteriormente o processo seletivo passou por mudanças, nesta edição não haverá a realização de provas, a seleção ocorrerá mediante análise das notas do estudante constantes em seu histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio). No momento da inscrição, o candidato deverá cadastrar suas notas no sistema, bem como anexar o histórico escolar (ou documento equivalente) digitalizado (escaneado) para conferência.

As inscrições são gratuitas e deverá ser realizada apenas pela internet por meio do link https://aluno.ifsertao-pe.edu.br . É de extrema importância que o candidato leia atentamente o edital, para que fique ciente das regras da Seleção, cada modalidade de ensino tem um edital próprio disponível no site de inscrição.

Quem se inscrever para os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico deverá inserir notas das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Já quem concorrer a uma vaga nos cursos Técnicos Subsequentes deverá apresentar as notas das disciplinas de Português e Matemática, relativas ao 1º e 2º anos no Ensino Médio, ou ainda a nota do Enem. Para o Proeja, as notas necessárias serão as de Português e Matemática do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente. Em todos os cursos e modalidades será necessário anexar o histórico escolar ou documento equivalente. 1