Mais de 5 milhões de candidatos estão fazendo provas do Enem neste momento
O exame está sendo aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos estão fazendo agora as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Postado em 03/11/2019 2019 14:00 , Últimas Notícias. Atualizado em 03/11/2019 14:09
Cerca de 5,1 milhões de estudantes em todo o país festão fazendo agora o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame está sendo aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos estão fazendo agora as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Os portões foram abertos às 12h e fecharam às 13h, no horário de Brasília. A prova começou a ser aplicada às 13h30. O término será às 19h. O Ministério da Educação (MEC) divulgou antecipadamente locais e horários das provas do Enem, obedecendo diferentes fuso-horários brasileiros.
Aqueles que precisaram comprovar que fizeram a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, imprimiram e levaram a Declaração de Comparecimento, entregue ao aplicador na sala do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) previu não fornecer comprovantes após as provas. Além disso, aconselhou o participante a imprimir e levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.
Neste ano, houve uma novidade, o celular que tocar ou emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. Foi solicitado que as baterias dos celulares fossem retiradas, pois alguns aparelhos tocariam o alarme mesmo estando desligados.
Já dentro da sala, cada participante recebeu a prova e conferiu os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica foi destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, que puderam ser substituídos quando danificados.
O Enem continua no próximo domingo (10), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.
com dados da: Ag. Brasil