Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de setembro de 2024

Política

Comissão de Meio Ambiente da Alepe autoriza retirada de vegetação para construção de adutora do Agreste

Retirada será compensada com a recuperação da Caatinga em área correspondente

Postado em 28/05/2020 2020 11:26 , Política. Atualizado em 11/03/2021 17:38

Foto: (Divulgação)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por meio da Comissão de Meio Ambiente, o Projeto de Lei nº 1077/2020 do Governo de Pernambuco, que prevê a retirada de menos de um hectare de vegetação de Caatinga para dar continuidade ao Sistema Adutor do Ramal do Agreste. O memorial aponta a compensação da retirada com a recuperação da Caatinga em uma extensão correspondente à área removida.

Relator da proposição, o deputado Tony Gel (MDB), esclarece como projetos dessa natureza são analisados na Casa. “Faz-se uma análise cuidadosa e responsável para que o bioma não seja abalado desnecessariamente. No caso, a supressão é essencial para que a obra da Adutora possa prosseguir e, no futuro, proporcionar a melhoria da oferta de água para a população. Será uma retirada de menos de meio hectare para passar uma tubulação”, explanou.
A decisão foi comemorada pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PL). “A medida é de suma importância para viabilizar a continuidade do empreendimento, que vai possibilitar uma melhor distribuição de água na região”, salientou.

A reunião na qual se deu a aprovação do PL terminou com a distribuição de mais nove proposições e uma celebração: o fato de estatísticas recentes apontarem queda na poluição em todo o planeta. Sobre o assunto, o presidente da Comissão, o deputado Wanderson Florêncio destacou: “É uma boa notícia, mas vamos trabalhar para que, com o retorno das atividades normais, não voltemos aos índices pré-pandemia, que eram preocupantes”, alertou.

Com informação da Ascom Alepe