Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de março de 2024

Cultura

26 de junho é dia de festa para os belmontenses

Município sertanejo celebra hoje 127 anos de história e cultura

Postado em 26/06/2020 2020 10:18 , Cultura, Últimas Notícias. Atualizado em 26/06/2020 10:18

Foto: (Divulgação)

Essa brava cidade sertaneja, que celebra hoje 127 anos, nasceu de uma fazenda de criação denominada Maniçoba, tipo de árvore que eram abundante nas proximidades.  O nome São José surgiu de um testemunho de fé. Senhor José Pires Ribeiro, proprietário da fazenda, prometeu que ergueria uma capela na localidade e tornaria São José patrono da cidade, caso este intercedesse pelo povoado, ameaçado pela terrível doença Cólera Morbus. O povoado ficou ileso à doença e José Pires cumpriu a promessa.

Logo depois, a Igreja foi erguida pelo Frei Cassimiro de Mitello, que sugeriu a mudança do nome do povoado para Belmonte, em virtude da topografia do povoado, bem elevada. São José do Belmonte é privilegiada por ter diversos pontos históricos e culturais. A tradicional Cavalgada à Pedra do Reino é uma atividade cultural importante e tradicional na cidade. A atração consiste em um trajeto feito a cavalo do centro da cidade à Serra do Catolé, onde fica o Espaço Ilumiara, criado pelo então Secretário Estadual de Cultura, Ariano Suassuna.

A cidade também possui um castelo repleto de elementos do Movimento Armorial , onças aladas, pássaros exóticos, canhões e armas, entre outros personagens da cultura popular nordestina. O castelo possui 1.500 metros de área construída e seis andares.