Testes com vacina chinesa em São Paulo devem começar nesta segunda, 20
Imunizantes chegaram no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 20, e devem ser testados em cerca de 9 mil voluntários por meio de parceria com 12 Centros espalhados pelo Brasil; Instituto Butatan é um deles
Postado em 20/07/2020 2020 09:44 , Saúde. Atualizado em 20/07/2020 09:44
A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech contra à Covid-19 já está em São Paulo e passará por testes em cerca de 9 mil voluntários, por meio de parceria com 12 centros espalhados pelo Brasil, entre eles o Instituto Butantan. O imunizante, transportado em um voo vindo de Frankfurt, chegou ao Brasil por volta das 4h20 da madrugada e foi levado para o Instituto Butatan, localizado na Zona Oeste de São Paulo. Os testes atuais correspondem à terceira fase do estudo e vão priorizar especialmente profissionais de saúde, que estão sendo cadastrados pelo Instituto Emília Ribas em São Paulo. Pensando na perspectiva de efetivação da vacina, o Butantan está adaptando uma fábrica com capacidade para produção de 100 milhões de doses.
Com base em um acordo realizado entre o Instituto e o laboratório chinês, o Brasil terá direito a 60 milhões de doses do imunizante. Enquanto o estado de Pernambuco avança à etapa 6 do plano de convivência nas Regiões Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, cidades como Petrolina e Arcoverde deram um passo atrás na retomada. Enquanto o primeiro município, localizado no Vale do São Francisco, proibiu as atividades não essenciais, fechando as portas do comércio; o segundo, recuou para a faixa 02, permitindo o funcionamento dos serviços de bares e restaurantes apenas no formato Delivery. Pernambuco tem 79.452 casos confirmados de Covid-19, 5. 984 óbitos e 56.615 recuperados, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no último dia 19 de julho.