Como votar por um Sertão melhor
Eleições entram na reta final, mesmo assim, dá tempo de adotar estratégias tais como pesquisar a história de vida do candidato, analisar as suas propostas para votar de forma consciente
Postado em 13/11/2020 2020 10:37 , Política, Últimas Notícias. Atualizado em 13/11/2020 18:57
Veja como o Pardal ajuda a votar melhor
Ao longo de toda a campanha e especialmente na reta final da campanha eleitoral as investidas por compra de votos se intensificam. Se oferece de tudo em troca do voto: botijão de gás, pagamento de conta de luz e de água, bode para criação e até cargos em órgãos públicos. O diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Orson Lemos informa como é possível combater este tipo de prática. “O eleitor pode contar com o aplicativo Pardal, disponível gratuitamente nas lojas de smartphone nas versões IOS ou Androide. Ao ver uma propaganda ou atitude irregular nas eleições, você deve filmar ou fotografar e salvar na galeria do seu celular. Abra o aplicativo e indique qual o estado, cidade e o tipo de irregularidade que você está denunciando. No caso de irregularidades que não estejam ligadas à propaganda eleitoral você será encaminhado para o Ministério Público Eleitoral da sua cidade para dar prosseguimento à denúncia. É preciso estar conectado à internet para efetuar a denúncia”, explica
De acordo com o diretor Geral do TRE, Orson Lemos, é possível realizar a denúncia, optando por manter o nome em sigilo no aplicativo. Entretanto, a sua idade será conhecida dos órgãos públicos envolvidos no processo. Ao final da denúncia o eleitor irá receber um número de protocolo para acompanhar a denúncia, bem como para poder, caso ache necessário, enviar outras provas referentes à denúncia.
A contagem regressiva já está em curso. A votação do primeiro turno das eleições 2020 acontece neste domingo, 15. De fato, muita coisa mudou neste pleito em razão da pandemia da Covid-19. Entretanto, uma coisa permanece sendo prioridade: a necessidade de votar consciente. Você, que é sertanejo, deve votar por políticas públicas que estejam lhe garantido cidadania, mas também deve votar em candidatos e candidatas que se comprometam com ações futuras, que atendam as suas necessidades nas mais diversas regiões do Sertão. O Jornal do Sertão preparou algumas dicas e também ouviu o diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco, Orson Lemos, sobre os mecanismos para votar consciente.
Votar com com a sua consciência ajuda a melhorar a sua cidade. Identifique os projetos econômicos, sociais, de educação, saúde e segurança que estão dando certo aí na sua região, seja o Sertão do Moxotó, do Pajeú, do Araripe, do São Francisco, e descubra quais candidatos estão alinhados com a manutenção e a ampliação dessas ações. Entre elas podemos citar, o Complexo Empresarial do Sertão, localizado em Arcoverde, no Sertão do Moxotó; a produção de uva e vinho em Petrolina, no Sertão do São Francisco e o turismo em Triunfo, no Sertão do Pajeú; além, da economia de Serra Talhada, que se tornou referência para o Pajeú na oferta de serviços e produtos diferenciados. Além disso, pesquise sobre a trajetória política do candidato.
Veja se ele tem vivência política e se sinaliza possiblidade de diálogo com a população no caso de uma possível eleição. Vereadores e prefeitos são representantes dos interesses do povo, nos poderes Legislativo e Executivo, respectivamente, por isso, devem trabalhar em seu favor.
JS Política