No Sertão todas as cidades elegem prefeitos no primeiro turno
Eleições em segundo turno só é possível em cidades que tenham mais de 200 mil eleitores, no Sertão de Pernambuco, a única cidade com esse número de eleitores é Petrolina
Postado em 16/11/2020 2020 17:57 , Política, Últimas Notícias. Atualizado em 16/11/2020 18:11
Nesta eleição o JS realiza a primeira cobertura jornalística usando a rede de correspondentes especiais, digitais, no Sertão. Esse fato possibilitou mostrar o desenrolar das eleições no momento em que ocorria. O processo eleitoral transcorreu sem nenhum incidente capaz de afetar seu processo de normalidade. O panorama geral mostrava que a definição geral pleito seria no primeiro turno, já que as eleições para ir ao segundo turno depende do número de eleitores da cidade. No Sertão o candidato à prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB), era o único que precisava ser eleito no primeiro turno para definir o as eleições no Sertão. Isso em função das características populacionais do município exigidas pela legislação eleitoral, que determina um número mínimo de 200 mil eleitores para que haja segundo turno.
E Petrolina já apontava o favoritismo de eleição para o candidato Miguel Coelho (MDB), no primeiro turno. Petrolina é a única cidade do Sertão com mais de 200 mil eleitores, portanto a única apta para que houvesse o segundo turno. Eleitores obedeceram as normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), respeitando o distanciamento e uso de máscaras. Arcoverde foi um dos municípios que teve a disputa eleitoral mais acirrada, entre as cidades do Sertão, tendo como candidato o empresário Welington Maciel, pleiteando pela primeira um cargo político e sendo eleito, pelo (MDB), com 17.832 votos, o que representa 48.21 % do eleitorado, contra 17.006 votos, do candidato Zeca Cavalcanti (PTB), ex-prefeito do município por dois mandatos consecutivos, o que representa 45.98% dos votos do eleitorado do município. Welington Maciel, nunca havia antes participado de um pleito eleitoral, desta feita, com apoio da atual prefeita Madalena Britto (PSB) e seu grupo político assume seu primeiro mandato político como prefeito de Arcoverde.