Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 20 de maio de 2024

Política

No Sertão todas as cidades elegem prefeitos no primeiro turno

Eleições em segundo turno só é possível em cidades que tenham mais de 200 mil eleitores, no Sertão de Pernambuco, a única cidade com esse número de eleitores é Petrolina

Postado em 16/11/2020 2020 17:57 , Política, Últimas Notícias. Atualizado em 16/11/2020 18:11

 

Nesta eleição o JS realiza a primeira cobertura jornalística usando a rede de correspondentes especiais, digitais, no Sertão. Esse fato possibilitou mostrar o desenrolar das eleições no momento em que ocorria. O processo eleitoral transcorreu sem nenhum incidente capaz de afetar seu processo de normalidade. O panorama geral mostrava que a definição geral pleito seria no primeiro turno, já que as eleições para ir ao segundo turno depende do número de eleitores da cidade. No Sertão o candidato à prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB), era o único que precisava ser eleito no primeiro turno para definir o as eleições no Sertão. Isso em função das características populacionais do município exigidas pela legislação eleitoral, que determina um número mínimo de 200 mil eleitores para que haja segundo turno.

E Petrolina já apontava o favoritismo de eleição para o candidato Miguel Coelho (MDB), no primeiro turno. Petrolina é a única cidade do Sertão com mais de 200 mil eleitores, portanto a única apta para que houvesse o segundo turno. Eleitores obedeceram as normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), respeitando o distanciamento e uso de máscaras. Arcoverde foi um dos municípios que teve a disputa eleitoral mais acirrada, entre as cidades do Sertão, tendo como candidato o empresário Welington Maciel, pleiteando pela primeira um cargo político e sendo eleito, pelo (MDB), com 17.832 votos, o que representa 48.21 % do eleitorado, contra 17.006 votos, do candidato Zeca Cavalcanti (PTB), ex-prefeito do município por dois mandatos consecutivos, o que representa 45.98% dos votos do eleitorado do município. Welington Maciel, nunca havia antes participado de um pleito eleitoral, desta feita, com apoio da atual prefeita Madalena Britto (PSB) e seu grupo político assume seu primeiro mandato político como prefeito de Arcoverde.