Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 14 de dezembro de 2024

Cidades

Novos Desafios dos voos para Serra Talhada

O desenvolvimento chega e com ele vem as necessidades de mudanças e readequações à uma nova realidade, mudam-se hábitos e costumes, em nome do desenvolvimento, paralelamente, tudo passa a ser um novo e eterno desafio.

Postado em 23/11/2020 2020 07:00 , Cidades, Últimas Notícias. Atualizado em 22/11/2020 23:24

 

Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco Foto: Luis Pereira

O Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, está em pleno funcionamento, com dois voos comerciais diários, de ida e volta, cumprindo a rota oficial de voos da empresa Azul Linhas Aéreas, para o Sertão pernambucano. Recife/Serra Talhada/ Serra Talhada/Recife de segunda à sexta feira, com horários: pela manhã e à tarde.

A inauguração oficial dessa rota comercial ocorreu no último dia 11 deste mês, conforme noticiado pelo Jornal do Sertão, momento em que o aeroporto em festa recebeu seu voo, inaugural, da empresa Azul Linhas Aéreas, detentora da concessão da nova rota aérea para o interior de Pernambuco.

Diante desse novo cenário inovador com a chegada do transporte aéreo, no município, o jornal do Sertão ouviu a opinião de algumas pessoas que estão utilizando o serviço. Entre eles ouviu a opinião do empresário e Diretor Presidente da FIS – Faculdade de Integração do Sertão, prof. Luís Pereira, que nos fez um relato de sua experiência em voar nessa aeronave, num trajeto de apenas uma hora e meia.
“Sou um passageiro, uma pessoa que semanalmente, há 12 anos, vivo fazendo o trajeto Recife Triunfo e vice versa, de automóvel, um deslocamento de aproximadamente 5 horas, demorado, arriscado e cansativo. Com a chegada do transporte aéreo, diário, além do ganho de tempo, essa rota aérea traz mais segurança e agilidade.”

Professor Luiz Pereira aguardando voo, em Serra Talhada Para Recife Foto: Arquivo Pessoal

O professor  Luís Pereira nos traz as seguintes observações do voo, após a sua conversa  com o comandante da aeronave:
Os voos estão sendo realizados por uma aeronave Cessna Grand Caravan, mono motor, para 9 passageiros , uma aeronave estável, robusta, navega por instrumentos e tem 6 horas e meia, de autonomia de voo, usados para um voo de apenas uma hora e meia, mesmo pequena, é confortável, uma grata surpresa, afirma o professor Luiz Pereira.

Mas também há de se notar que nesse mesmo dia, o percurso de voo veio lotado e, quando chegou, já tinha uma fila de embarque para o voo de retorno, segundo nos relatou o professor. Sem sombra dúvidas, essa nova rota aérea contribuirá muito, com o desenvolvimento da região, pois ela facilitará a vinda de empresários e profissionais, que podem agora ter mais agilidade nos seus contatos profissionais.
Essa é a conquista de um velho pleito, há muito esperada. Serra Talhada é uma cidade polo na região do Sertão do Pajeú. O aeroporto vem pra atender a demanda de 26 cidades circunvizinhas, que agrega uma população com mais de 800 mil habitantes. Sua importância se deve ao grande polo educacional, médico e comercial.

Em educação nos desperta atenção, são os cursos oferecidos pela FIS – Faculdade de Integração do Sertão, faculdade privada com cursos de farmácia, enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. Como também, cursos de direito e engenharia. Esses cursos a partir de agora, podem, inclusive, receber professores visitantes, para dar cursos e seminários semipresencial, com facilidade dos voos adequados aos seus horários.

O Grande Desafio agora, é Concluir as Obras do Terminal. Terminar o Terminal, para acompanhar o crescimento da demanda do próprio município, como também dos municípios vizinhos .
A atual estrutura do terminal de passageiros, apesar de organizado e limpo, ainda é precário e está aquém da necessidade, não permite receber aeronaves de maior porte, ainda com obras incompletas. A Pista está preparada para tal, apta à receber aeronaves de maior porte, ela foi projetada para isso, mais o terminal de passageiros, hoje passa a ser um novo desafio a ser vencido.

Cessna Grand Caravan, em pleno voo, mono motor, para 9 passageiros

 

JS Cidades