
Cidade sertaneja é pioneira no uso de energia solar
Detentor dos melhores índices de irradiação solar, o Sertão do Moxotó decidiu otimizar esse seu potencial
Postado em 07/12/2020 2020 11:38 , Cidades, Últimas Notícias. Atualizado em 07/12/2020 11:38
Foto: Ascom Prefeitura de Sertânia
O Nordeste, em função de sua localização geográfica mais próxima à linha do Equador, possui um alto potencial para captação de energia solar.
De acordo com dados do Atlas Solarimétrico Brasileiro, que mede os dados da incidência da energia solar, afere que a região do Sertão, Pernambucano, é uma das grandes regiões brasileiras, detentora dos melhores índices de irradiação solar.
Destacam-se em ordem crescente: os sertões do Arararipe, Moxotó , Pajeú e Vale do São Francisco, todas indicadas como áreas com maior incidência de energia solar. Essas regiões são verdadeiras usinas de energia solar, limpa e sustentável.
Sertânia é a pioneira no uso de sistema de leitura de placas em tempo real — Foto: Prefeitura de Sertânia/Divulgação
O município de Sertânia é um exemplo no colhimento e aproveitamento do uso do Sol.
Recentemente o município de Sertânia, localizado no Sertão do Moxotó, em Pernambuco, decidiu ser a primeira cidade em Pernambuco, a viabilizar o uso de painéis de energia solar para alimentar sua rede de câmeras de segurança instaladas na cidade .
O município também será pioneiro no Estado no uso do sistema de identificação de placas, de veículos, isso, em tempo real . Os painéis solares serão os responsáveis pela alimentação elétrica desses sistemas de alta tecnologia, que permitem identificar o tráfego de veículos , carros e motos, com restrição de roubo ou com clonagem de documentos irregulares e débitos.
Essas Barreiras Digitais vão proteger também as portas de entrada da cidade de
Sertânia, nos acessos de Arcoverde, Custódia e Monteiro.
Um sistema integrado de segurança e mobilidade urbana, que trabalhará online em parceria com o Detran, Secretaria de Segurança Social e Polícia Rodoviária Federal.
Todo o sistema de segurança da cidade, funcionará por meio de duas Centrais de videomonitoramento, que estarão instaladas, uma na Guarda Civil Municipal e, outra, na Companhia de Polícia Militar. Juntas elas irão trabalhar 24 horas registrando todo fluxo de veículos da cidade.
JS Cidades