Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Educação

Home School: Educar, ensinar e aprender em casa

WhatsApp  usado como ferramenta em  plataforma de ensino,  nas mãos da Prof. Ana Cléa de Souza,  em Escola Estadual do  Sertão, no Vale do São Francisco

Postado em 06/01/2021 2021 07:15 , Educação, Últimas Notícias. Atualizado em 06/01/2021 14:23

Colunista
Jornalista ,

Professora Cléa Souza – Foto Divulgação

Com criatividade a professora Cléa Souza   transformou  o WhatsApp  em sua ferramenta essencial,  para ensinar aos alunos da rede estadual de ensino em Petrolina,  Ana Cléa de Souza é professora de português em  escola no Núcleo 8 do Perímetro Irrigado Nilo Coelho, zona rural da cidade.

Assim como outros profissionais da área da educação em todo o Brasil, ela teve que buscar alternativas acessíveis, para levar o aprendizado aos alunos em tempos de pandemia e isolamento social .

“A gente não está preocupada apenas em   fazer a nossa parte. A gente quer que o aluno aprenda.” Diz a professora Ana Clea.

Uma nova visão de ensino e aprendizagem no setor público

A nossa escola ainda é muito centrada no professor. Nossos alunos não têm autonomia para fazer seus horários de estudos. Além disso, têm as dificuldades de cada família. Às vezes só uma pessoa da casa tem celular e são quatro filhos que precisam do aparelho para estudar. Então, não basta o professor ter as ferramentas, enviar as atividades, enviar os vídeos. Não basta ter o canal direcionado a isso, se o nosso público não tem essa maturidade”, afirmou Cléa. Isso exige um grande esforço de tornar essa nova prática numa nova janela de ensino e aprendizagem

O setor público deve agir para incorporar essa metodologia, simples,  nas escolas públicas.

Mas Ana comemorou que  essa realidade da escola pública tenha sido escancarada e, espera que os agentes públicos ajam.

 O desafio da mãe e professora

A professora Ana também é mãe de Marina, uma menina de 8 anos que precisou ter disciplina para acordar cedo todos os dias e fugir das distrações de casa para acompanhar as aulas online. “A gente via como era difícil. Ela faz 3º ano, então na cabeça dela,  estar na escola é para brincar e também para aprender, a convivência com os colegas, com a professora, com o ambiente escolar. Então, minha filha sofreu muito. E a gente via na professora essa preocupação em não desistir, em cativar os alunos todos os dias”, descreve a mãe.

Home School é Como a Sala de Aula também  tenha “deliverado” .

As aulas remotas entregam o conteúdo em casa,   é  escola,  na casa de cada aluno .

Para Ana Cléa, que já cumpre os dois papeis bem antes da Covid-19, as aulas remotas trouxeram um bônus: a valorização do professor, pela família do aluno. Com a exigência imperativa da participação dos pais nas atividades escolares, os relatos de reconhecimento se multiplicaram. “Foi uma coisa que a pandemia mostrou,  espero  que as pessoas  não esqueçam de  valorizar o trabalho do professor. E também não perder o hábito de participar da vida escolar das crianças e jovens”, pontuou.

JS Cidades