Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 16 de janeiro de 2021

Saúde

Alerta Para a Importância da Saúde Mental Por Daniel Lima

Na coluna desta semana Danniel Lima chama atenção para os cuidado com a Saúde Mental

Postado em 13/01/2021 2021 13:51 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 13/01/2021 20:32

Jornalista , Editor Antônio José

Daniel Lima – Teólogo, Filósofo e Psicanalista/GBPSF/ISFN. @psicanalisedaniellima

Janeiro Branco é uma campanha que foi criada por um grupo de psicólogos em 2014 na cidade de Uberlândia-MG. Essa campanha ganha espaço por todo o Brasil e outros países. A partir de estudos eles perceberam a necessidade de uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental. Essa campanha nasceu com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, visando reduzir o estigma em torno da saúde psíquica, mudar a compreensão cercada de tabus e promover o cuidado psíquico nos indivíduos e na sociedade.

Mas como cuidar da saúde mental? Saúde mental é um conceito amplo que envolve diversos agentes e relações de uma pessoa com as exigências da vida e com suas próprias demandas. Por ser algo tão complexo inclui várias instâncias e não depende só de medicação, afinal, não estamos falando de doença mental, pois essa sim deve ser tratada. O cuidado com a saúde mental pode, por exemplo, incluir boas relações interpessoais, lazer, qualidade de vida e, portanto, envolve o âmbito das políticas públicas e da garantia dos direitos de cada cidadão. 

Por esta razão a campanha incentiva ás pessoas a investirem e garantirem saúde mental e emocional em seus relacionamentos interpessoais, trazendo uma visão transdisciplinar, humanista e moderna. Uma mente doente pode estar acometida por diversos problemas e transtornos variados, como angústias, depressão, fobias exageradas, pânico, traumas, síndromes entre outros.

É cada vez mais comum ouvirmos pessoas falarem sobre escolher alimentos bons, fazer atividades físicas e manter exames em dia. Olham para os cuidados com o corpo, mas tem preconceito com a saúde da mente. Precisamos olhar para as angústias, falar sobre elas e procurar ajuda. Entretanto, só atentamos  para isso   quando já estamos doentes mentalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem por depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social. A depressão é a principal causa de incapacidade,   quando se fala em saúde da mente. Preste atenção nas  emoções e como lidar com elas. Um de nossos maiores tesouros é a nossa qualidade de vida   que passa tanto pelo aspecto da vivência em si, quanto da harmonia mental propriamente dita.

Fazer psicanálise é uma excelente ferramenta na construção da saúde mental do ser humano. Através da análise pessoal   o indivíduo poderá ter contato com seu eu interior, seus desejos, podendo   administrar de forma leve,  os desafios que  impõe a cada instante. Devemos buscar conhecer nosso interior, nossos questionamentos, nossos sentimentos, nossas reações e respeitar nossos limites. Ao fazer isso não estaremos negligenciando, nosso eu, assim fica mais fácil lidar com o mundo a nossa volta e nos relacionarmos melhor com os outros. Se eu não me entendo e não me conheço, será muito mais difícil ter uma relação saudável com as pessoas a minha volta.

JS Saúde