Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de março de 2024

Educação

Enem bate recorde de abstenção nas provas desse Domingo

Vera Medeiros, que comanda um curso preparatório de produção textual em Petrolina, avaliou o primeiro domingo de provas e o tema da redação do Enem 2020 

Postado em 18/01/2021 2021 15:12 , Educação, Últimas Notícias. Atualizado em 18/01/2021 15:49

Colunista
Jornalista ,

 

Com recorde de abstenção, 51,5%, registrado neste domingo, 17 de janeiro, primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, os alunos estão num momento de avaliar o desempenho e, claro, buscar os professores para as questões de linguagens e ciências humanas, além de falar do tema da sempre temida redação. Em Petrolina, Vera Medeiros, que é professora e idealizadora do Tema, primeiro curso de redação do Vale do São Francisco, especializado em produção textual em Língua Portuguesa, comentou sobre o primeiro dia do Enem ao Jornal do Sertão.

Tema da redação contextualizado

A proposta de redação desta edição foi o estigma da saúde mental. “No fundo estava todo mundo meio preparado para tema dessa natureza. Porque desde que estourou a pandemia com mais força no Brasil, em março de 2020, eles próprios tiveram que passar por isso. Eu acompanhei de perto e inclusive ter que ajudar nesse processo de ansiedade profunda, de ter dificuldade de continuar estudante exatamente pela ansiedade, pela exposição excessiva a computadores e celulares todo esse tempo, ter que se adaptar aulas à distância. Então eles já estavam contextualizados de vida, independente da região do país ou do mundo, estava todo mundo passando por isso”, destacou Vera Medeiros.

Tema em alta

De acordo com a professora, esse tema foi fruto, além da pandemia, da situação do país quando se trata de saúde mental. “O Brasil é o país que mais registra transtorno de ansiedade e é o segundo do mundo em transtornos depressivos. Então, esses dados são reais. A depressão tem levado à morte de muitos jovens no Brasil. Os índices são estarrecedores, nós também estamos no topo da lista. E em 2019, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançou uma proposta e foi aprovada pelo Senado como projeto de Lei da política nacional de prevenção à automutilação e suicídio. Então, esse assunto já vinha sendo tratado e o fato do suicídio ser o quarto motivo de morte de jovens entre 15 e 29 anos, fez com que o ministério e o senado se unissem para aprovar esse projeto de lei. (…) E este ano foi sancionada a lei que trata do Autismo (Romeu Mion), a lei que trata dos direitos das pessoas com autismo”, pontuou a professora de redação.

A professora de curso preparatório, Vera Medeiros aproveitou para deixar umas dicas para os leitores do JS Foto : Divulgação

Saúde mental dos alunos

Vera também falou sobre a saúde mental dos alunos neste momento de incertezas, com salas de aulas fechadas por causa da pandemia do novo Coronavírus. “Tivemos que mudar o estilo de fazer a educação. Essa coisa de assistir aula online todos os dias, se afastar do convívio social em sala de aula, deixar de encontrar os amigos, dar risadas juntos, paquerar. As crianças também distantes das brincadeiras, tudo isso afetou profundamente a saúde mental dos meninos. Recentemente, quando se discutiu mais um adiamento do Enem, eu particularmente fui contra porque eu estava preocupada exatamente com a saúde mental dos meninos. Aqueles que vem tentando, de toda forma, estudar. Então, fiquei muito preocupada que a Justiça abrisse esse precedente para uma crise pior ainda de saúde mental”, defendeu a professora.

E domingo tem mais…

E como professora de curso preparatório, Vera Medeiros aproveitou para deixar umas dicas para os leitores do JS que vão voltar para sala de aula no próximo domingo, na segunda rodada de provas do Enem. Lembrando que no segundo dia as questões serão de ciências da natureza e matemática.

*Relaxar. Não ficar pensando na prova que você já fez. Agora, concentra na prova do domingo que vem. 

*Toma todos os cuidados sanitários para não pegar o coronavírus. 

*O que vai aparecer no próximo domingo, com certeza tem uma contextualização, tem proximidade com aquilo que eles acabaram de ver. 

*Depois que passar a prova do próximo domingo, aí pode fazer uma avaliação geral. 

JS Educação