Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Saúde

Cidades do Sertão investem em levantamentos para otimizar a vacinação contra Covid-19

Petrolina e Cabrobó querem garantir imunização do público alvo e evitar desperdício de doses  

Postado em 21/01/2021 2021 07:33 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 20/01/2021 23:17

Colunista
Jornalista ,

Prefeitura informou quais documentos serão necessários para receber a vacina. Foto Ascom Pref. Petrolina

Com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 sendo aplicadas na maioria dos municípios do Sertão, algumas prefeituras estão voltadas a mapear o público alvo e garantir a imunização dos grupos prioritários. Esse tipo de levantamento está sendo feito em cidades como Petrolina e Cabrobó.

Pesquisa de interesse

Em Cabrobó, um cadastro está em fase de elaboração. “Está sendo feito esse cadastro com as pessoas elegíveis para receber a vacina, as pessoas que entram no critério. Junto a esse cadastro, vamos fazer uma pesquisa de interesse em saúde pública, cujo o objetivo é saber quais os anseios da sociedade em relação à vacina, quais as expectativas”, explicou a secretária de Saúde, Gilca Maria de Morais Caldas.

Ainda segundo a secretária, a partir do resultado da pesquisa, será possível traçar linhas de planejamento. Por exemplo, em um cenário de possível resistência ou medo da vacina, a prefeitura poderá se preparar para viabilizar uma campanha de conscientização.

Levantamento de público

Em Petrolina, está sendo feito um levantamento dos grupos prioritários, como os profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades. O relatório, que está sendo feito através dos Agentes Comunitários de Saúde, possibilitará maior controle da vacina.

“Vamos enviar as doses já com o nome de cada pessoa que faz parte dos primeiros grupos. O trabalho está sendo feito via Unidades Básicas de Saúde pelos próprios agentes comunitários que já fazem esse acompanhamento diário nas residências”, explicou a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

Poucas doses

Por enquanto, o quantitativo de doses distribuídas pelo Governo Federal está longe de atender ao público alvo da primeira fase da campanha. Especialistas afirmam que para essa etapa serão necessários 30 milhões de doses. Mas o Brasil conta com cerca de 30% desse quantitativo. Por isso, é urgente a necessidade de garantir o uso eficiente das doses, para evitar qualquer desperdício. 

O lado positivo é que a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde foi envazada em monodose, ou seja, cada embalagem contém apenas uma dose. E isso ajuda no controle. “Mesmo assim a gente está articulando essa vacinação dos profissionais de saúde in loco. Ou seja, estamos agendando essa vacinação. Então, isso evita o desperdício de vacina”, explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Petrolina, Marlene Leandro, destacando que a vacinação dos idosos institucionalizados também está sendo feita pela equipe volante.

JS Saúde