Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 17 de abril de 2024

Saúde

Especialistas da Universidade de São Paulo orientam sobre o uso e efeitos da Coronavac

O JS teve acesso a um documento elaborado por especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em que concede orientação para os médicos infectologistas no plantão de dúvidas-Coronavac

Postado em 23/01/2021 2021 18:20 , Saúde. Atualizado em 06/02/2021 22:41

Jornalista ,

Foto: Hélia Scheppa SEI

O JS teve acesso a um documento elaborado por especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em que concede orientação para os médicos infectologistas no plantão de dúvidas-Coronavac.

De maneira objetiva, com perguntas e respostas, que pode ser acessado na íntegra no link da bio, esclarece eventuais dúvidas que possam surgir quanto à vacinação Coronavac, que está sendo ministrada em todo o País.

Mesmo após completar as duas doses da vacinação, as pessoas podem pegar a Covid19, mas a Coronavac inibe a insurgência de casos mais graves da doença. Por isso é importante continuar a evitar aglomeração, manter distanciamento das pessoas, evitar ambientes fechados e usar máscara.

Não Dê Chance ao Perigo continue tomando todos os cuidados necessários.

Os grupos que podem ou não tomar a vacina. Se você,  por exemplo, já teve Covid-19 é recomendado que tome a vacina, quando chegar o momento de sua imunização, de acordo com o cronograma do Programa Estadual de Imunização.

Caso esteja grávida, a indicação dos especialistas é que não tome, por enquanto. Se possui alguma doença infecto contagiosa como o vírus HIV é necessário ser imunizado. Outras doenças como asma, cirrose , cardiopatia, câncer, diabetes seguem as mesmas recomendações.

Efeitos colaterais

Os mais comuns efeitos colaterais são:  dor no local da injeção,cansaço, fadiga, dor de cabeça. Classificados como comuns seriam a formação de edemas, enduração no local da injeção, náusea, diarreia, dor muscular

tosse, dor articular, coceira na pele,

nariz escorrendo, dor de garganta é

congestão nasal.

Incomuns

 Entre os elencados no documento da USP estão: hematoma no local da injeção; exantema; Dor na orofaringe;

Espirros; Tontura; Dor abdominal Sonolência, Mal-estar, Rubor

Dor/desconforto nas extremidades,

Dor nas costas, Vertigem,Edema, Dispneia, Diminuição de apetite.

 

Alergias a outras vacinas

Quem tiver alergia pode tomar a vacina. No entanto, deve ser observado se existe alergia a qualquer um dos componentes da vacina

(hidróxido de alumínio, hidrogenofosfato dissódico, di-hidrogenofosfato de

sódio, cloreto de sódio, e hidróxido de sódio).  Caso tenha dúvida, deve perguntar ao vacinador ou a um médico responsável.

CLIQUE AQUI PARA LER O DOCUMENTO COMPLETO  DA USP SOBRE A VACINAÇÃO DA COVID-19 E SEUS CUIDADOS