Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de março de 2024

Saúde

Chegou à Pernambuco as 84 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford

Com a chegada das tão aguardadas vacinas, mais uma etapa é vencida. O grande desafio agora é o controle das aplicações das novas vacinas, diferentes, com prazos de vacinação entre doses, diferente da usada ultimamente.

Postado em 24/01/2021 2021 13:27 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 24/01/2021 15:03

Fotos: Heudes Regis/SEI

Pernambuco recebeu, na madrugada deste domingo (24.01), as primeiras doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia. As 84 mil doses destinadas ao Estado desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, conforme anunciado pelo JS em matéria publicada ontem. 

Procedimentos

“Na segunda-feira, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a COVID-19 e com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vai fazer o monitoramento da distribuição e a pactuação com os municípios de  uso das doses da nova vacina. 

As doses foram levadas para a central de armazenamento de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), onde foram recebidas pela superintendente de Imunização  do Estado, Ana Catarina de Melo. “Esse quantitativo, vai ajudar o Estado a acelerar o processo de imunização dos trabalhadores da saúde”, enfatizou Ana Catarina. 

Fotos: Heudes Regis/SEI

 

Novos Desafios 

Com a chegada dessas novas doses da vacina contra a covid-19, o desafio para os municípios sertanejos aumenta e vai exigir um controle mais efetivo no processo das aplicações. Desta feita, as novas vacinas são diferentes,  assim como também os prazos de aplicação entre doses, que também é diferente das vacinas já aplicadas na primeira etapa, o que vai exigir um controle mais efetivo,  sobre as mesmas, exigindo  maior eficiência e eficácia,  no controle da aplicação, para evitar inconvenientes surpresas posteriores. 

Procedimentos anteriores 

CORONAVAC – As 270 mil doses da CoronaVac, desenvolvidas em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Estado na última segunda-feira (18) e foram disponibilizadas em 18 horas a todos os 184 municípios pernambucanos. 

 Até a última sexta-feira (22/01), 34.336 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase foram imunizadas contra a Covid-19 em Pernambuco. Deste total, 28.712 eram trabalhadores da saúde (sendo 5.298 profissionais que atuam nos hospitais do Governo de Pernambuco); 3.265, indígenas; 2.278, idosos institucionalizados; e 81 pertencem ao grupo de pessoas com deficiência institucionalizadas.

JS Saúde