Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Saúde

Municípios do Sertão fazem chamada para vacinar idosos a partir de 85 anos

Em Petrolina as primeiras doses para esse grupo serão disponibilizadas até a segunda-feira, 8 de fevereiro; Confira também o vacinômetro de Salgueiro e Serra Talhada

Postado em 02/02/2021 2021 10:00 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 07/02/2021 16:39

Colunista
Jornalista ,

Em Petrolina, idosos a partir de 85 anos têm até segunda (8) para tomar primeira dose. Foto Ascom Prefeitura de Petrolina

Com 1427 idosos com idade a partir de 85 anos já vacinados, o município de Petrolina está seguindo o cronograma de vacinação para finalizar a primeira fase da campanha municipal de imunização contra a Covid-19. Por isso, a partir desta quinta-feira, 4 de fevereiro, até a segunda-feira, dia 8, a vacina para os idosos dessa faixa etária será disponibilizada no Centro de Convivência do Idoso Vó Pulú, na Vila Eduardo, das 8h às 16h. 

Essa é a última chamada para a primeira dose desse público-alvo, já que, de acordo com a Secretaria de Saúde, caso os idosos não compareçam nesse período de cinco dias, as vacinas serão remanejadas para outro público prioritário.

Doses recebidas

A cidade sertaneja está entre os municípios do Estado que mais receberam doses contra o novo coronavírus. Foram 9.876 vacinas do Instituto Butantan/Sinovac, suficientes para a primeira e segunda dose de mais de 4.500 trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia e para os idosos residentes em abrigos. E mais 1.950 frascos da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca, destinadas exclusivamente para a primeira dose os idosos a partir de 85 anos.

Vacinação em Serra Talhada

Em Serra Talhada, por exemplo, o ritmo de vacinação é menor do que em Petrolina dado ao seu número de habitantes ser bem menor. Até segunda-feira, 1º de fevereiro, 1328 pessoas haviam sido vacinadas na cidade, entre trabalhadores de saúde, idosos institucionalizados e pessoas a partir de 85 anos.

Em Salgueiro

Já na principal cidade do Sertão Central, foram 1729 pessoas vacinadas até ontem. Em salgueiro, além de profissionais de saúde, idosos que moram em asilos, pessoas com mais de 85 anos, 681 receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Expectativa para novas doses

O Instituto Butantan confirmou que o governo da China liberou a exportação de mais 5,6 litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que deve chegar ao país até 10 de fevereiro. Com um total de 11 mil litros de insumos, o instituto paulista terá condições de produzir 17,3 milhões de doses da vacina, que começarão a ser entregues a partir do dia 25. Com isso, a expectativa é a liberação de 600 mil doses por dia.

Aprovação da vacina russa

A notícia mais recente é sobre a eficácia da vacina russa Sputnik V. De acordo com a análise dos testes clínicos publicada nesta terça-feira (2) pela revista médica The Lancet e validada por especialistas independentes, a Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra a Covid-19 em suas manifestações sintomáticas.

A vacina russa ainda não está sendo testada no Brasil, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que está analisando um pedido da farmacêutica União Química para que ensaios de fase 3 sejam feitos no país. No entanto, o pedido está com pendências apontadas pela Anvisa e que estão sendo providenciadas pela empresa.

Jornalista Carol Souza Editor Antônio José