Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Política

A importância de Políticas Públicas para o desenvolvimento sustentável no Semiárido Baiano Por Aluísio Sampaio

Nesta quinta-feira ele fala sobre Políticas Públicas, que quando realizadas de maneira adequada e satisfatória, garantem o bem-estar das comunidades.

Postado em 04/02/2021 2021 16:03 , Política, Últimas Notícias. Atualizado em 04/02/2021 16:38

Colunista
Aluísio Sampaio

Especialista em Gestão Pública, Aluísio Sampaio escreve quinzenalmente a coluna “Políticas Públicas”,

Políticas públicas quando realizadas de maneira adequada e satisfatória, garantem o bem-estar das comunidades, contribuindo assim, para o empoderamento e fortalecimento das pessoas e um desenvolvimento mais sustentável. Um exemplo de política pública exitosa é o Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL – SSF), com sede no município de Juazeiro – Bahia.

Mas o que corresponde “Economia Solidária” e “CESOL – SSF”? A Economia Solidária vem se apresentando, nos últimos anos, no contexto nacional, como uma estratégia inovadora para o desenvolvimento a partir da geração de trabalho e renda de classes e grupos menos favorecidos em geral. Esta economia é constituída em relações de colaboração e cooperação, orientada por valores culturais que põem as pessoas como sujeito e razão das atividades econômicas, não apenas como mero objeto e instrumento de desenvolvimento do capital. Possui como princípios a solidariedade, divisão justa decorrente do trabalho, a ampla participação da sociedade civil e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, encontrando-se no associativismo e cooperativismo, suas maiores representações. Nesta economia, estão milhares de trabalhadores e trabalhadoras organizados de maneira coletiva, conduzindo seu próprio trabalho e lutando pela sua autonomia. Diante disso, surge o Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco, com intuito de prestar e gerenciar serviço de assistência técnica aos empreendimentos associativos populares e a redes de economia solidária, com propósitos à sustentabilidade destes.

O CESOL – SSF é um espaço multifuncional público, de cunho comunitário, que tem como objetivo promover oportunidades de geração e fortalecimento do trabalho coletivo, baseado na economia solidária. É composto por profissionais das mais diversas áreas que diretamente ou através de construção de parcerias, presta assistência técnica na área de gestão, contábil, design, produção, logística e comercialização. Possui atuação nos 10 municípios do Território Sertão do São Francisco da Bahia (Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro, Curaçá, Uauá e Canudos), atendendo diretamente mais de 100 empreendimentos e beneficiando mais de 1.000 famílias, compostas por povos e comunidades tradicionais, de diversas bases de produção, que vão desde artesanato em couro, tecido e madeira, fabricação de produtos alimentícios, como biscoitos, sequilhos, doces, geleias à líquidos, como sucos, licores, vinagres, entre outros produtos.

Além disso, outra ação de contribuição com a economia solidária é o Espaço Empório Meu Sertão, que tem como finalidade a comercialização e divulgação dos produtos. O CESOL – SSF está localizado na Rua Canafístula, nº 148, Bairro Centenário, onde também funciona o Empório Meu Sertão.

O CESOL – SSF é um instrumento de suma importância para o apoio na geração de trabalho e renda pela perspectiva de uma economia mais inclusiva, justa e solidária, atendendo inúmeros trabalhadores e trabalhadoras, componentes dos empreendimentos do Território Sertão do São Francisco da Bahia, de maneira sustentável.