Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de março de 2024

Política

A Modernidade dos Tempos… Alguém me leva de volta ao passado, por favor? Por Marília Paes

Na Coluna de hoje Marília fala do comportamento entre os relacionamentos nas redes sociais, e a frieza encontrada nos relacionamentos presencias. “ Uma Inversão de Valores.”

Postado em 12/02/2021 2021 15:17 , Política. Atualizado em 12/02/2021 17:24

Marília Paes Turismóloga Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo

Com este turbilhão de informações que tem surgido em nossas vidas, me pergunto, ultimamente, no que tem se transformado as relações humanas.

Hoje, as pessoas fazem questão de dar bom dia e boa tarde pelo facebook, mas esquecem de fazê-lo, por exemplo, ao encontrar algum conhecido na rua ou no elevador .Mais uma vez, as grandes invenções, tais como os celulares modernos de hoje, que vem para facilitar e nos ajudar, também tem um lado ruim.

É triste, mas se  estamos conversando mais com nossos grupos de whatsapp do que com nossos vizinhos. Entramos em carros “blindados” pelas películas (mais escuras a cada dia) e os solteiros perderam uma gostosa e eficaz forma de paquerar! Afinal, para que fazer isso “ao vivo” se temos até aplicativos nos celulares que escolhem o nosso par perfeito? Vivemos expostos pelas redes, mas isolados do mundo real!

Quer saber quanto tem na sua conta? Usa o aplicativo do celular. Quer cozinhar? Tem receitas no aplicativo do celular! Quer emagrecer? Siga as orientações no aplicativo do celular! E que tal conhecer alguém? Claro, bate papo no celular !Gostou?  Vai casar? Planeje tudinho através de mais um aplicativo no celular !É…são tempos modernos! Diferentes formas de ver, sentir e viver a vida! Não
são ruins por serem diferentes, mas precisamos repensar a forma de utilizá-las .Não temos como impedir esse progresso, não tem mais volta.

Contudo, podemos e devemos aprender a dosar tais “invenções”! E em se tratando de facilidades trazidas pela tecnologia, a atividade turística é uma das que mais se beneficia com isso, afinal de contas, hoje, podemos ter o mundo em nossas mãos, a partir de um clique. E assim, também podemos planejar nossas viagens e ao chegar nos destinos, aplicativos nos orientam pela cidade, sugerindo melhores hotéis, restaurantes e boates. Contudo, de nada adianta se não tivermos as pessoas.  São elas que ainda fazemos diferencial nos serviços, coisas que uma máquinas.

Quem é Marília Paes: Mestre em Geografia Urbana (UFPE), Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo (UPE/FCAP), Bacharel em
Turismo (UFPE).  Turismóloga (UFPE), mestre (UFPE) e doutoranda (UFRN) em Turismo, idealizadora da Qualiconsulte onde atua como consultora de hospitalidade e qualidade em serviços.