Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de maio de 2024

Cidades

Com alerta de chuvas fortes e moderadas, Defesa Civil orienta moradores do Sertão

Segundo a Apac, as precipitações devem acontecer até quarta-feira, 17 de fevereiro, na região.

De acordo com o alerta feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão do tempo indica chuva com intensidade de moderada a forte no Sertão Pernambucano, Sertão do São Francisco e Agreste. O aviso é válido até quarta-feira, 17 de fevereiro.

Postado em 16/02/2021 2021 19:55 , Cidades. Atualizado em 16/02/2021 20:00

Colunista
Jornalista ,

Defesa Civil

Nesses casos, Apac recomenda que as populações das regiões atingidas sigam as recomendações da Defesa Civil para evitar desastres. Por isso, o Jornal do Sertão conversou com o coordenador da Defesa Civil de Serra Talhada, João Lira Neto, que falou sobre essas recomendações.

Serra Talhada ainda sem ocorrências 

Segundo João Lira, até o fim da tarde desta terça-feira, 16 de fevereiro, o índice pluviométrico foi de pequeno porte, em torno de 13mm de chuva. E por essa razão, ainda não foi constatada nenhuma ocorrência em Serra Talhada. 

Riscos das chuvas

No entanto, o risco existe sim. “Como se tratam de chuvas de moderada a forte intensidade, os riscos são de alagamentos, deslizamento de encostas, pouco comum em nossa região, e quedas de árvores, dependendo da intensidade dos ventos”, citou Lira.

O que fazer?

Durante a ocorrência de chuvas moderadas a fortes, a Defesa Civil tem algumas recomendações que precisam ser seguidas. Segundo o coordenador municipal é preciso, antes de tudo, “buscar locais seguros, evitando se abrigar   em locais de riscos, a exemplo de árvores”, recomendou.

Além disso, em casos de alagamentos, é importante “entrar em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para ações de resposta imediatas”, finalizou.

Acumulado de chuva no Sertão

Nas últimas 24 horas, a Apac registrou maior índice acumulado de chuva em Terra Nova, com 166mm; Orocó, com 40mm; São José do Belmonte, com 69mm; Afogados da Ingazeira, com 62 mm; e Belém do São Franscico, com 26 mm.

JS Cidades