Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 17 de janeiro de 2025

Saúde

Secretaria de Saúde do Estado quer ampliar vacinação para idosos a partir de 75 anos; Em Petrolina a vacinação será de pessoas acima 78 anos

Com a chegada de novas doses, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda ampliar o público de 75 a 79 anos que representa 48% dos casos graves e 76% dos óbitos pela Covid-19 em Pernambuco. Mas em Petrolina, desta vez, serão atendidas pessoas acima de 78 anos.

Postado em 10/03/2021 2021 20:06 , Saúde. Atualizado em 10/03/2021 20:09

Colunista
Jornalista ,

Idosos de 75 anos começarão a ser vacinados no Estado. Foto: PMP

Na tarde desta quarta-feira (10), o Governo de Pernambuco finalizou a distribuição de mais 110.800 doses de vacina contra a Covid-19, do laboratório Sinovac/Butantan em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Com esse lote o Estado soma 854.360 imunizantes recebidos.

A vacinação em Petrolina será para pessoas a partir de 79 anos

Petrolina recebeu nesta quarta-feira (10) uma nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus permitindo ampliar a imunização de idosos. Desta vez, serão atendidas as pessoas acima de 78 anos. A aplicação dessas doses já começa amanhã (11) em seis polos estratégicos definidos pela Secretaria de Saúde.

Foram recebidas 890 doses para idosos entre 80 e 84 anos, 950 doses para pessoas com idade entre 75 e 79 anos e mais 1100 vacinas para os trabalhadores da saúde. Para evitar aglomeração, nesta quinta, 11 de março e sexta-feira, dia 12, serão imunizados os idosos acima de 79 anos. No sábado e domingo será a vez das pessoas com mais de 78 anos.

Ampliação do público que vai receber as doses em todo o Estado

A recomendação do Governo Estadual é ampliar a vacinação do público com idade entre 75 e 79 anos, além de finalizar a imunização dos idosos de 80 a 84 anos e dar prosseguimento à vacinação dos trabalhadores de saúde. 

“Todos os 184 municípios de Pernambuco já têm a sua disposição mais vacinas para continuar a imunização. Com essa nova remessa será possível ampliar a vacinação em todos os municípios para idosos acima de 75 anos”, assegurou o governador Paulo Câmara durante pronunciamento feito pelo YouTube na tarde desta quarta-feira.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o público de 75 a 79 anos representa 48% dos casos graves e 76% dos óbitos pela Covid-19 em Pernambuco. 

Balanço de doses recebidas no Estado

Apenas desse fabricante, já são 688.360 vacinas entregues a Pernambuco. Da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz foram 166 mil apenas para a primeira dose. 

O Ministério da Saúde informou que encaminhará a segunda, que deve ser feita três meses após a primeira, em tempo oportuno.