Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 23 de outubro de 2021

Economia

O que VOCÊ não resolve em sua mente: O seu corpo sente!

Hoje Tiquinha fala sobre cansaço físico, mental e emocional e como prevenir doenças psicossomáticas. Busque se conhecer! Acalme a sua mente!

Postado em 22/03/2021 2021 12:57 , Economia. Atualizado em 22/03/2021 13:02

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Você tem se sentindo cansado, sobrecarregado, estressado e não tem ânimo para nada?
Por mais que você tenha uma noite de sono tranquila ou passe a maior parte do dia sentado, mesmo assim, a sua mente vive agitada e cansada?
Estudos mostram que acumular pensamentos, sentimento negativos, situações mal resolvidas, geram questões de saúde ainda maiores do que somente o famoso e conhecido stress.

A ciência já comprovou a total influência da saúde mental e emocional no nosso estado de saúde físico, sem contar na alteração do nosso sistema imunológico, que é responsável pela defesa do nosso organismo. Mente e corpo formam um sistema ÚNICO! E ambos se influenciam!Somatizar: transformar conflitos psíquicos em doenças psicossomáticas.As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.



E, como isso realmente funciona na prática?

Muito simples: você começa a  dentro de si tudo aquilo que deveria se livrar. Stress, preocupações, pendências, sentimentos negativos (como a culpa, raiva ou a angústia, por exemplo), o resultado desse processo geralmente vem na forma da tão falada “somatização dos sintomas”, que nada mais é do que transferir para o físico aquilo que acontece na sua mente.

Reflita comigo: Se o seu corpo está com algum problema, ele precisa te “alertar” para que você possa saber que algo de errado está acontecendo, não é mesmo?
Então, para enviar o alerta, o seu corpo fará uso do seu próprio mecanismo de funcionamento como: seu sistema nervoso, respiratório, gástrico, cardiovascular e por aí vai.
Sabe, quando você vai ao médico conta a ele todo o histórico e após lhe ouvir, ele faz aquela famosa pergunta: está passando por alguma questão importante na sua vida?
Conforme já dito o que não resolvemos em nossa mente, reflete em nosso corpo transformando em doença!

A maioria de nós sabemos que acumular sentimentos e pensamentos negativos, acabam gerando questões muito maiores que o stress; quando ficamos muito tempo envolvidos com sentimentos ou situações não resolvidas, nosso cérebro acaba “mudando” o sistema nervoso, que é responsável pelos batimentos, pela temperatura do corpo, a respiração enfim por uma série de funções que são vitais em nosso organismo, gerando disfunções importantes.

E, como prevenir doenças psicossomáticas? Busque se conhecer! Acalme a sua mente!

Uma técnica fundamental para isso é a prática da respiração! A Meditação auxilia e muito nesse processo, não precisa ser expert no assunto, para colocar em prática reserve alguns minutos diariamente e presenteie-se, coloque a atenção na sua respiração e esvazie lentamente a sua mente, dê esse presente à sua mente e coração… a sua saúde física, mental e emocional agradecem!
Livre-se de tudo que for negativo em sua vida!
Se você está sob estresse ou sofrimento emocional, não hesite em pedir ajuda. Seja avaliado por um profissional especialista e descubra como tratar esses sintomas o quanto antes.
Ame-se em primeiro lugar para que seu corpo não somatize as coisas.