Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de julho de 2021

Saúde

Cidades do Sertão usam tecnologia para agendar vacinação contra Covid-19 e evitar aglomerações

Serra Talhada, no Pajeú, e Petrolina, no Vale do São Francisco, adotaram plataformas para agendamento de vacinação. A tecnologia digital torna mais simples, fácil e rápido o agendamento da vacinação no Sertão de Pernambuco. Em Serra Talhada, a população pode fazer o cadastramento, agendamento de vacinas, ter acesso a outros serviços e informações relativos à pandemia de Covid-19. Em Petrolina, a Prefeitura também desenvolveu uma plataforma que permite o cadastro para a população receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, mais de 24 mil pessoas já realizaram o cadastro.

Postado em 25/03/2021 2021 11:22 , Saúde. Atualizado em 25/03/2021 11:22

Jornalista , Editor Antônio José em Saúde

Plataformas digitais são criadas para agendar vacinação no Sertão. foto JS

Em todo o Brasil, prefeituras estão lançando mão da tecnologia para otimizar a aplicação de vacinas contra a covid-19. No Sertão, a gestão municipal de Serra Talhada disponibilizou um site para cadastramento e agendamento da vacinação. 

Serra Talhada investe em cadastro e agendamento virtual de vacinação 

O “Vacina Serra” reúne informações da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle. Com ele, a população serra-talhadense, além de fazer o cadastramento e agendamento de vacinas, ter acesso a outros serviços e informações relativos à pandemia de Covid-19.

Quem não tem acesso à internet….

Assim que o morador do município entra no ambiente virtual, o site da prefeitura informa qual a faixa etária atual da vacinação e redireciona o internauta para a página do cadastro, onde devem ser preenchidas todas as informações solicitadas. Para quem não tem acesso à internet, a prefeitura orienta que o cadastro pode ser feito nas unidades básicas de saúde. 

Vacinação contra Covid-19 avança no Sertão do Pajeú

Até o momento, Serra Talhada está vacinando idosos com idades entre 70 e 74 anos. Com isso, mais de 56% desse público alvo já recebeu a primeira dose do imunizante. No entanto, a gestão municipal já tem doses suficientes para alcançar 72 % dos idosos nessa faixa etária. 

No Vale do São Francisco também tem plataforma 

Em Petrolina, prefeitura convoca idosos para fazer o cadastro online e evitar filas. Foto: PMP

Em Petrolina, a Prefeitura também desenvolveu uma plataforma que permite o cadastro para a população receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, mais de 24 mil pessoas já realizaram o cadastro.

O que é necessário para o cadastro?

O site permite que qualquer pessoa realize o cadastro para receber a vacinação. A plataforma solicita dados pessoais como RG, CPF ou Cartão SUS e endereço para finalizar o registro.

Cadastro evita filas nos pontos de vacinação

Para aqueles que fazem parte do grupo prioritário é possível agendar o horário e o local para receber a vacina. Esta medida permite garantir a segurança e agilizar o atendimento na hora da vacinação. “Com essa página exclusiva para o cadastramento prévio da vacinação contra o coronavírus, nós temos um controle maior de quantas doses serão necessárias para imunizar 100% de cada fase. Por isso é importante que toda a população se cadastre”, destacou a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.