
Cidades do Sertão usam tecnologia para agendar vacinação contra Covid-19 e evitar aglomerações
Serra Talhada, no Pajeú, e Petrolina, no Vale do São Francisco, adotaram plataformas para agendamento de vacinação. A tecnologia digital torna mais simples, fácil e rápido o agendamento da vacinação no Sertão de Pernambuco. Em Serra Talhada, a população pode fazer o cadastramento, agendamento de vacinas, ter acesso a outros serviços e informações relativos à pandemia de Covid-19. Em Petrolina, a Prefeitura também desenvolveu uma plataforma que permite o cadastro para a população receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, mais de 24 mil pessoas já realizaram o cadastro.
Postado em 25/03/2021 2021 11:22 , Saúde. Atualizado em 25/03/2021 11:22
Plataformas digitais são criadas para agendar vacinação no Sertão. foto JS
Em todo o Brasil, prefeituras estão lançando mão da tecnologia para otimizar a aplicação de vacinas contra a covid-19. No Sertão, a gestão municipal de Serra Talhada disponibilizou um site para cadastramento e agendamento da vacinação.
Serra Talhada investe em cadastro e agendamento virtual de vacinação
O “Vacina Serra” reúne informações da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle. Com ele, a população serra-talhadense, além de fazer o cadastramento e agendamento de vacinas, ter acesso a outros serviços e informações relativos à pandemia de Covid-19.
Quem não tem acesso à internet….
Assim que o morador do município entra no ambiente virtual, o site da prefeitura informa qual a faixa etária atual da vacinação e redireciona o internauta para a página do cadastro, onde devem ser preenchidas todas as informações solicitadas. Para quem não tem acesso à internet, a prefeitura orienta que o cadastro pode ser feito nas unidades básicas de saúde.
Vacinação contra Covid-19 avança no Sertão do Pajeú
Até o momento, Serra Talhada está vacinando idosos com idades entre 70 e 74 anos. Com isso, mais de 56% desse público alvo já recebeu a primeira dose do imunizante. No entanto, a gestão municipal já tem doses suficientes para alcançar 72 % dos idosos nessa faixa etária.
No Vale do São Francisco também tem plataforma
Em Petrolina, prefeitura convoca idosos para fazer o cadastro online e evitar filas. Foto: PMP
Em Petrolina, a Prefeitura também desenvolveu uma plataforma que permite o cadastro para a população receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, mais de 24 mil pessoas já realizaram o cadastro.
O que é necessário para o cadastro?
O site permite que qualquer pessoa realize o cadastro para receber a vacinação. A plataforma solicita dados pessoais como RG, CPF ou Cartão SUS e endereço para finalizar o registro.
Cadastro evita filas nos pontos de vacinação
Para aqueles que fazem parte do grupo prioritário é possível agendar o horário e o local para receber a vacina. Esta medida permite garantir a segurança e agilizar o atendimento na hora da vacinação. “Com essa página exclusiva para o cadastramento prévio da vacinação contra o coronavírus, nós temos um controle maior de quantas doses serão necessárias para imunizar 100% de cada fase. Por isso é importante que toda a população se cadastre”, destacou a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.