Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 15 de abril de 2021

Cidades

Petrolina acelera o plano de vacinação dos grupos prioritários

A vacinação contra a Covid-19 tem sido uma dose de esperança contra a disseminação da contaminação do novo coronavírus. Em Petrolina, Sertão do São Francisco, a gestão da imunização tem avançado nos grupos prioritários e já atinge a faixa 13 do Plano Nacional de Imunizações, para idosos com mais de 64 anos. A Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, falou ao Jornal do Sertão sobre os motivos que permitem que a cidade avance no plano.

Postado em 01/04/2021 2021 14:06 , Cidades. Atualizado em 01/04/2021 14:11

Jornalista , Editor Antônio José em Cidades

Idoso com carteira de vacinação na mão. Foto: Jonas Santos -Ascom PMP

Com a chegada das vacinas contra a Covid-19, o mundo, que literalmente parou desde o ano passado em virtude da pandemia do novo coronavírus, experimentou uma dose de esperança de contenção da contaminação pelo vírus, que tem feito vítimas diariamente. 

Em Petrolina, Sertão do São Francisco, a vacinação tem conseguido acelerar o Plano de Imunização em comparação a outros locais, que atualmente vacinam idosos com 65 anos, gerando alguns questionamentos de como isso tem sido possível.  A Secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, atribui o feito à boa gestão das doses aplicadas. “Temos conseguido avançar no plano de imunização e vacinarmos nossos idosos com perda zero de doses, ou seja uma boa administração dessas vacinas, isso permitiu e vem permitindo que essa vacinação seja mais organizada” explica.

Lista de vacinação. Foto: Jonas Santos Ascom-PMP

Como funciona o Banco de Dados do Cadastro dos idosos

A tecnologia foi  uma parceira importante no cadastramento  dos idosos para a vacinação. O banco de dados utilizado foi baseado no número de vacinação contra a Infleunza do ano passado. O número total de idosos contabilizados foi  de 34. 299. Já foram vacinados 23 .224  pessoas . “O número corresponde a cerca de 68% do total”, diz Marlene. 

Petrolina também conta com um site de cadastros, que permite que as pessoas se inscrevam e sejam notificadas quando chegar a sua vez de se imunizar. O endereço é o https://vacinacaopetrolina.tisaude.com/ que também permite o agendamento de vacinação para evitar aglomerações.

Pacientes com comorbidades  estão ansiosos para chegar a sua vez 

As pessoas com comorbidades, a exemplo de hipertensos, diabéticos e transplantados tem estado ansiosos com a vacinação, uma vez que o público é um dos mais acometidos pelas formas graves da Covid-19. Na previsão do Plano Nacional de Imunizações (PNI), esse segmento está na Faixa 14. Leandro afirma que a imunização está prevista para iniciar após os idosos. “Entendemos que as pessoas com comorbidades estão bastante ansiosas, mas, de acordo com o plano Municipal,  subsidiado pelos planos Federal e Estadual, este público está previsto para ser vacinado na terceira fase, ou seja, após idosos e trabalhadores de saúde, mas não podemos precisar um prazo, pois dependemos da distribuição de novas doses”, finalizou.