Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de julho de 2021

Economia

Como conciliar Vida Profissional X Vida Pessoal? por Tikinha Albuquerque

Hoje Tikinha mostra como conciliar Vida Profissional X Vida Pessoal e diz que esse é o dilema de boa parte das pessoas bem-sucedidas, especialmente das mulheres.

Postado em 05/04/2021 2021 12:30 , Economia. Atualizado em 05/04/2021 13:10

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS. Foto: Arquivo Pessoal

O que mais ouço ultimamente é: “Tikinha, como você faz tudo o que você faz? ” Procuro responder da seguinte maneira: Se você é uma pessoa extremamente ocupada, certamente já parou para se perguntar como dar conta do trabalho e da vida pessoal, correto? Esse é o dilema de boa parte das pessoas bem-sucedidas, especialmente de nós mulheres. O principal segredo para acabar com esse impasse é fazer com que o tempo se torne o seu maior aliado. Planejando bem, dá tempo para tudo e ainda sobra. Acredita? 

Vou listar algumas dicas que apliquei na minha rotina e deu muito certo:

Aprendi a dividir de maneira congruente meu tempo

Ultimamente evito levar ou falar de trabalho em casa. Pasmem, virava noite trabalhando. E, agora? Na hora de trabalhar, me concentro em fazer tudo o que tenho para fazer, busco focar e não deixar o atropelo do dia a dia me engolir. Essa foi a melhor e maior decisão que mudou radicalmente a minha relação de trabalho e vida pessoal.

No início achei que seria impossível, foi preciso muito treino e muita dedicação para conseguir realizar essa façanha (para quem não tinha uma boa administração do tempo), é necessário começar o quanto antes a fazer o treinamento de desligar-se do trabalho, quando estiver em casa e vice-versa. Senão, você acaba não vivendo bem nem lá nem cá.



Dividi as tarefas de casa e juntos realizamos todas as atividades

Quem tem filhos pequenos sabe a rotina de leva aqui, pega ali… mãetorista, rsrsr foi necessário dividir com meu esposo as atividades e assim conseguir administrar tudo de maneira eficaz. Acordamos cedo, arrumamos juntos as crianças para irem à escola, dividimos as tarefas externas e assim ficou leve para ambos.

É importante você alinhar com as pessoas que você convive as tarefas, entender de uma vez por todas, que a casa não é só sua, os filhos não são só seus, e assim, todos devem colaborar para manter o ambiente saudável e agradável.

Análise de consciência com frequência

Comecei a questionar o que realmente fazia sentido na minha vida. Durante muito tempo deixei minha vida pessoal em quinto plano para dar conta uma agenda lotada de reuniões, congressos e cursos, (o que continuo fazendo porque é muito importante para mim e amo estudar) porém, seleciono criteriosamente o que vou participar. Talvez essa decisão tenha sido a mais complexas que tomei… a cada NÃO que dava no início, tinha uma sensação de culpa gigante, e como fiz? Coloquei a seguinte regra: Ao receber um convite para um determinado evento que não estava agendado antecipadamente, aplicava uma ferramenta TOP do processo de Coaching Perdas e Ganhos. O que ganho ou o que perco se for/ e assim balanceava cada tomada de decisão.

Uma ideia legal para conseguir equilibrar a vida é fazer um autoexame de consciência pelo menos uma vez por semana. Que tal acordar meia hora mais cedo no sábado ou na segunda-feira para refletir: O que realmente fiz de importante essa semana? O que fiz está coerente com meus objetivos? Quantos “NÃOS” dei para mim mesma?  

É importante fazer esse tipo de pergunta a si mesma periodicamente e reavaliar os limites que você precisa se impor para equilibrar seu dia a dia. O equilíbrio é a chave de tudo na vida. 

Essas dicas sobre como conciliar o trabalho e vida pessoal parecem complicadas de colocar em prática? 

Pode ser que sim, mas quando você conseguir o tão sonhado equilíbrio, vai pensar “por que não fiz isso antes? ”.

Comece o quanto antes a planejar a sua melhor versão.

“É no momento de decisão que o seu destino é traçado. “ Antony Robbins.