Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de setembro de 2021

Saúde

Municípios do Sertão de Pernambuco avançam na vacinação contra a Covid-19 e atingem recordes nacionais 

O Jornal do Sertão deu um giro por algumas cidades do Sertão para conferir como está o andamento da imunização em Salgueiro , Serra Talhada , Afogados da Ingazeira , Arcoverde , Itacuruba, Araripina , Petrolina e Santa Maria da Boa Vista . Os dados demonstram avanços significativos no plano de vacinação deste Salgueiro que inicia a imunização das pessoas com comorbidades, até Serra Talhada que já aplicou 100% das doses recebidas do Governo do Estado e Arcoverde com taxa imunização acima da média nacional e estadual. Além de Itacuruba, com 90% aplicação das doses recebidas.  

Postado em 12/04/2021 2021 07:18 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 11/04/2021 20:38

Lote de vacinas chegando em Pernambuco –Foto Heudes Regis SEI

O Governador de Pernambuco Paulo Câmara informou que o Estado distribuiu mais 187 mil doses de vacina, que já chegaram a todos os municípios pernambucanos.  Um avanço significativo no Plano Nacional de Vacinação. 

Serra Talhada, no Sertão do Pajéu, comemorou, durante a última semana um feito importante: Até o dia 1ª de Abril, a cidade tinha sido a única de Pernambuco, além do arquipélago de Fernando de Noronha, a aplicar 100% das doses enviadas para imunizar os grupos prioritários de acordo com a plataforma Localiza SUS, do Governo Federal. O município já aplicou quase 11. 300 doses, sendo quase 9  mil em primeira dose  e 2.431 em segunda dose (Dados até 10/04/2021).  Também no Sertão do Pajeú, Afogados da Ingazeira vacinou, até a última sexta-feira (9) 5.785 pessoas, o que corresponde a 20,6% da população vacinável. 

Salgueiro é a primeira cidade de Pernambuco a vacinar pessoas com comorbidades

Salgueiro, no Sertão Central, já vacinou 18% da população total. Até o dia 07 de abril, Salgueiro vacinou 10. 962 pessoas contra a COVID-19. As primeiras e segundas doses já somam um total de 13187 aplicações.  Neste momento, o público atendido é o da faixa etária de 55 a 59 anos com comorbidades, grupo que compõe a Fase 11 do Plano Municipal Operacionalização da Vacinação. Desde a última segunda-feira (05), 449 pessoas que se enquadram nesses requisitos já tomaram a vacina contra a COVID. A população total estimada com comorbidades de 18 a 59 anos é de 4603 pessoas.

Heudes Régis / SEI

No Sertão do Moxotó, Arcoverde está acima da média nacional e estadual de vacinados

Até sexta-feira (9), 9.802 doses foram aplicadas em arcoverdenses. Destas, 7.780 correspondem à primeira dose. O município atualmente se encontra com 12,34% de sua população vacinada na primeira dose, estando acima da média nacional, que é de 10,13%, e também acima da média estadual, de 10,16%.

Itacuruba está entre as cidades que mais vacina em Pernambuco

Itacuruba comemorou a quantidade de doses aplicadas até o dia 8 de abril, que colocou o município como uma das cidades que mais vacina em Pernambuco, proporcionalmente ao número de doses recebidas. A lista foi divulgada pelo Ministério da Saúde e coloca Itacuruba como um dos municípios com maior eficácia no processo de vacinação. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, atualizados até essa quinta-feira (08), mostra que do total de 1.137 doses recebidas, 90% já foram aplicadas.

 

Foto Jonas Santos

Araripina é a cidade do Araripe que mais vacinou até agora

No boletim de sexta-feira (9), Araripina informou que já aplicou 8.271 doses da vacina contra a Covid. Desse total, 6.766 são primeira dose e 1.505 a segunda, sendo a cidade do Sertão do Araripe que mais vacinou até agora. Bodocó, também no Araripe, vacinou, até esta sexta-feira (9), 2.913 pessoas.



Petrolina inicia vacinação de idosos com 62 anos nesta segunda-feira 

Até o boletim da sexta-feira (9), Petrolina, Sertão do São Francisco, havia aplicado 47.479 doses de vacina, sendo 34.413 na primeira dose e 13.066 na segunda dose. Os idosos a partir de 62 anos serão vacinados na cidade a partir da próxima segunda-feira, o que coloca o município como um dos mais avançados no plano de vacinação. 

Também no Sertão do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, até a última quinta-feira (8), havia vacinado cerca de 11,64% da população com pelo menos a 1ª dose. O número de vacinados no total chega a quase 5 mil. 

Foto Jonas Santos

Os números da vacinação em Pernambuco prometem avançar ainda mais nos próximos dias, uma vez que até a tarde de sexta-feira (9) todos as Gerências Regionais de Saúde (Geres),já haviam recebido um novo lote de vacinas. “Vamos continuar avançando na imunização dos idosos, dos trabalhadores da saúde e dos profissionais de segurança pública, como previsto no Plano Nacional de Imunização”, afirmou Paulo Câmara. Segundo ele, foi registrada uma desaceleração da pandemia no Estado, mas mesmo assim os patamares de contaminação seguem elevados. “É fundamental que todos continuem apostando na prevenção, para evitar a disseminação do vírus. Evite sair de casa, higienize as mãos e, sempre, sempre use máscara”, finalizou.